Balcão Único é inaugurado amanhã em Oliveira do Hospital

 

Num investimento próximo dos 400 mil euros, a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital prepara-se para colocar em funcionamento uma nova modalidade de atendimento aos munícipes.

Trata-se do balcão único que amanhã, dia do município, vai ser inaugurado, marcando a adesão do município a uma modalidade mais simplificada no que respeita à prestação de serviços.

Água e saneamento, urbanismo, taxas e licenças – responsáveis por 90 por cento da afluência de munícipes aos Paços do Concelho – são áreas que os munícipes poderão tratar no acesso direto ao balcão único, tendo até à disposição uma pequena sala de reuniões, em caso de necessidade de atendimento mais pormenorizado.

Deslocalizada, também a tesouraria está agora estrategicamente situada junto ao único balcão de atendimento, facilitando a mobilidade dos munícipes no interior do edifício, cujo acesso passará a ser efetuado por apenas uma porta.

É que a porta localizada na zona traseira do edifício vai passar a estar encerrada, com o objetivo de possibilitar o bom funcionamento do balcão de receção, localizado no hall de entrada do edifício.

Desta forma, a Câmara Municipal estabelece um controlo no acesso ao restante edifício camarário, já que obriga cada munícipe a um contacto prévio com o rececionista, encarregue de proceder ao seu respetivo encaminhamento.

Com isto, o executivo camarário liderado por José Carlos Alexandrino, responsável pela “modernização administrativa”, pretende diminuir o “tráfego de munícipes” no interior do edifício e assim “melhorar a eficiência dos serviços”.

Ainda que não esteja operacional, o município conta que a partir do próximo mês de dezembro, o também anunciado sistema informático, em jeito de balcão virtual, entre em funcionamento. O objetivo é permitir a cada munícipe o tratamento dos respetivos assuntos via online.

Na calha está, igualmente, a alteração que o executivo municipal pretende introduzir ao nível do pagamento das taxas de água. De acordo com informação adiantada a este diário digital, a partir de Janeiro de 2012, cada oliveirense passará a receber a fatura de água em casa, com a possibilidade de a mesma poder ser paga através de multibanco e payshop.

Na modernização dos serviços – projeto de arquitetura e sistemas informáticos – a autarquia contou com os recursos humanos disponíveis. O mesmo deverá acontecer na prestação dos serviços inerentes ao balcão único e posto de recepção. Os funcionários foram contudo sujeitos a um período de atualização e formação.

Para além da inauguração do Balcão Único, o feriado municipal que, amanhã se assinala em Oliveira do Hospital vai ficar ainda marcado pela sessão solene, onde para além das intervenções, terá ainda lugar a apresentação do novo site do município e a estreia da curta-metragem “A República nas Beiras”.

Na ocasião, decorrerá igualmente a cerimónia de agraciamento de personalidades concelhias e entrega de prémios de mérito escolar.

No programa das comemorações do dia do município 2011 consta ainda a entrega de prémios do Concurso Literário Manuel Cid Teles. Com a avaliação de “excelente”, Renato Nunes, jovem de 31 anos licenciado em História, é o vencedor do primeiro prémio, no valor de 500 Euros, com “Cid Teles: memórias de uma viagem (quase) em discurso directo”. O jovem, natural de Vila Franca da Beira, concorreu sob o pseudónimo de Fernando Alva.

Reservada para amanhã está também a assinatura de protocolos entre a Câmara Municipal, a Fundação Aurélio Amaro Diniz e as coletividades promotoras de desporto. Através desta união de esforços, o município pretende assegurar que os jovens pratiquem desporto com exames médicos certificados e devidamente enquadrados nas normas definidas para o setor.

LEIA TAMBÉM

Presidente da Junta de Travanca de Lagos demitiu-se

O presidente da Junta de Freguesia de Travanca de Lagos, António Soares, apresentou hoje a …

Oliveirense Aqua Village Health Resort & Spa vence 12 prémios internacionais no Dubai

O Aqua Village Health Resort & Spa arrecadou 12 prémios nos Haute Grandeur Global Execellence …