praia de Avô

Bandeira Praia Acessível foi hasteada na praia fluvial de Avô

Foi hasteada em Avô, concelho de Oliveira do Hospital, a bandeira Praia Acessível, estatuto que a Ilha do Picoto tem renovado nos últimos anos. Aquela praia recebeu igualmente a Bandeira da Rede de Praias Fluviais das Aldeias do Xisto, fruto da integração na Rede das Aldeias do Xisto.

O galardão “Praia Acessível”, recorde-se, é atribuído às praias que reúnam as condições que permitam o seu uso por todas as pessoas, sem que se ponha em causa a idade e as dificuldades de locomoção ou mobilidade. A praia fluvial na Ilha do Picoto, em Avô, cumpre diversos critérios obrigatórios para que possa ser considerada acessível como: acesso pedonal fácil e estacionamento ordenado com lugares reservados; acesso pedonal, através de percurso acessível, até à zona de banhos de sol e o mais próximo possível da zona de banhos (passadeiras e rampas); passadeiras sobre o areal; instalações sanitárias adaptadas e em local de fácil acesso; existência de nadador salvador e garantir acesso ao serviço de primeiros socorros.

“Este é um galardão de grande importância, porque confirma que a praia garante o acesso a todo o tipo de pessoas, nomeadamente as que têm mobilidade condicionada e dá maior visibilidade à praia. Com isto consegue-se que toda a população que queira usufruir da praia possa ter acesso à mesma”, referiu a presidente da Junta de Freguesia de Avô, Vanessa Fernandes. Já o vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital destacou a aposta que tem sido realizada no concelho em termos de oferta turística. “Basta comparar e avaliar a evolução dos últimos anos. Há mais e melhor oferta turística, também em termos de praias fluviais e zonas balneares”, assinalou José Francisco Rolo, destacando naquela freguesia um novo espaço de estacionamento automóvel. “Vem ordenar a circulação na vila de Avô, e aumentar as condições de atracção da própria praia fluvial”, concluiu.

LEIA TAMBÉM

Oliveira do Hospital recebe final da etapa da Volta a Portugal de homenagem às populações afectadas pelos incêndios e Marcelo acompanha caravana

A 80.ª edição da Volta a Portugal em bicicleta vai passar por alguns concelhos afectados …

FPF entregou casa reconstruída a família de Oliveira do Hospital

Uma família de Oliveira do Hospital recebeu hoje a casa onde vivia antes dos incêndios …