Biblioteca Municipal assinala Dia Mundial da Música

No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Música, assinalado anualmente a 1 de outubro, a Ludoteca da Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital está a dinamizar uma atividade lúdico-pedagógica, assente na dramatização “A Galinha Medrosa”.

A atividade, dirigida ao público em idade pré-escolar e escolar, é composta por duas componentes distintas que se interligam. Num primeiro momento há manipulação de instrumentos de percussão para acompanhar uma canção infantil, havendo lugar para uma conversa com as crianças sobre a música e a sua importância na vida e no quotidiano das pessoas e sobre os instrumentos musicais, com introdução de vocábulos e termos relacionados com este tema. Além da realização de alguns exercícios, para trabalhar aspetos como o ritmo com os mais novos, é também abordada a existência de diferentes géneros musicais, com a introdução de géneros como o jazz.

Desta forma, a Ludoteca da Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital pretende promover a educação musical junto das crianças, tendo por base a ideia de que é fundamental a introdução precoce de diferentes géneros, contribuindo dessa forma para a abertura do leque de conhecimentos e gostos musicais.

Os grupos participantes assistem ainda à dramatização da história “A Galinha Medrosa”, que tem uma forte componente musical com sonoridade jazz e que relata a história de uma galinha tonta que um dia pensou que o céu estava a cair aos pedaços e criou uma enorme confusão, passando a mensagem de que “nem tudo o que parece é”.

“Nas recentes dramatizações dinamizadas na Ludoteca, a formação cívica e a preocupação de trabalhar a abordagem aos valores humanos, como a igualdade, a tolerância, a beleza ou a veracidade, têm sido a tónica comum das histórias e o objetivo do trabalho desenvolvido pelo serviço educativo”, refere nota informativa.

LEIA TAMBÉM

Os pais da exclusão: o choque de civilizações. Autor: Renato Nunes

O (escasso) debate entre David Rodrigues e Luís de Miranda Correia, no passado mês de …

Governo lança hoje financiamento de 36 milhões para recuperar floresta das áreas ardidas, sendo 4 milhões para o Pinhal Interior

O Governo lança hoje concursos faseados de apoio à floresta, por região do país, no …