Biblioteca Municipal dinamiza oficinas nas férias da Páscoa

A Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital está a dinamizar, até 16 de abril, a iniciativa “Páscoa na Biblioteca” que já proporcionou a cerca de 200 crianças um conjunto de oficinas temáticas. A decorrer desde o início da semana, nestes primeiros dias, mais de duas centenas de crianças já passaram pela Biblioteca Municipal participando sempre com grande entusiasmo nas várias atividades disponibilizadas, nomeadamente oficina de escrita/ ilustração, atividades de expressão dramática e expressão plástica, oficina de leitura, expressão motora e de Natureza.

Além das inscrições individuais, a atividade teve grande recetividade junto dos vários ATL do concelho que têm participado ativamente nestes dias, inscrevendo os mais pequenos nestas oficinas.

A atividade de expressão dramática tem sido preenchida com a participação e colaboração das crianças na fábula “O Velho, o Rapaz e o Burro”, enquanto que a história “Os Músicos de Bremen” é o centro das atenções na oficina de escrita/ ilustração, promovendo-se a leitura partilhada de grupo, a exploração do texto e posteriormente a elaboração da ilustração e da escrita criativa.

A Páscoa é a temática das atividades de expressão plástica que recorre aos materiais recicláveis para a elaboração de marcadores de livros em forma de coelhos, suporte para canetas, muitas galinhas, pintainhos e ovos entre tantos outros. Nestas tarefas, dominadas pela preocupação ambiental, é a imaginação e a criatividade que ditam o limite. Nesta oficina tem sido também dinamizada a aprendizagem do croché para fazer flores como forma de celebração da Primavera.

Fora das instalações da Biblioteca Municipal, as oficinas da Natureza e da expressão motora são realizadas no Parque do Mandanelho. É no pulmão verde da cidade que no âmbito da expressão motora é concretizada uma atividade de exploração que visa trabalhar a capacidade de orientação das crianças. Munidos de um mapa e várias pistas, os participantes percorrem parte do parque em busca do tão desejado tesouro.

Na oficina da Natureza é dinamizado um jogo sobre a reciclagem em que os elementos das equipas têm de encontrar os vários objetos – lixo comum, compostagem, pilhas, papel, vidro, plásticos – para aprender a separação e a reciclar corretamente. Num segundo momento aprendem a realizar a compostagem, com recurso a material de apoio, sendo que cada um dos participantes leva, num garrafão de água, o seu mini-compostor para casa. A compostagem é um processo biológico através do qual microrganismos e insetos decompõem matéria orgânica que fica transformada, após um período de tempo, em fertilizante natural.

A iniciativa “Páscoa na Biblioteca” visa proporcionar às crianças um programa organizado de caráter educativo, lúdico, desportivo e ambiental, e uma ocupação saudável dos tempos livres dos mais novos neste período de interrupção letiva.

Tem também como objetivo contribuir para aumentar o conhecimento e saber dos participantes, fomentando-se a partilha, a socialização e a interação tão importantes nestes grupos etários. Além da vinda das crianças à Biblioteca, potencia também uma aproximação dos seus familiares, pais e avós, que são convidados a conhecer a sala de adultos e os serviços aí disponibilizados enquanto esperam.

“Páscoa na Biblioteca” decorre até ao próximo dia 16 de abril, sendo que ainda há vagas para inscrições nas oficinas da Natureza e de Expressão Motora, que devem ser formalizadas junto do serviço educativo, nas instalações da Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital.

LEIA TAMBÉM

João Dinis acusa CM de Oliveira do Hospital de “negligência continuada” em estrada municipal

O membro da Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Ervedal e Vila Franca …

Dois detidos em flagrante em Tábua por cultivo de cannabis

O Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial da Lousã deteve, ontem, dois homens com …