Biblioteca Municipal serve “Um Chá com… Natália Correia”

A Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital, o Rotary Club de Oliveira do Hospital e a Universidade Sénior irão promover, no próximo dia 22 de março pelas 15h00, mais uma edição da iniciativa denominada “Um Chá com…” que será dedicada a Natália Correia.

“Um Chá com… Natália Correia” será dinamizado no auditório da Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital onde será prestado um tributo a este vulto literário de referência no nosso país, assumindo-se este encontro, nas palavras da organização, “como uma evocação intemporal de Natália Correia”.

Natália de Oliveira Correia, escritora e poetisa, nasceu na ilha de S. Miguel, Açores a 13 de setembro de 1923 e faleceu em Lisboa em 16 de março de 1993. Ainda criança veio estudar para Lisboa onde, muito jovem, se lançou na carreira literária.

Exerceu a sua atividade criadora em campos tão diversos como o ensaio, o romance, o teatro ou a investigação literária. É sobretudo na poesia que o seu talento de escritora vanguardista e independente de quaisquer agrupamentos poéticos ganha plena expressão, assegurando-lhe um lugar de destaque entre os grandes vultos da literária contemporânea. Figura destacada da resistência ao fascismo, teve vários livros apreendidos pela censura, e foi eleita deputada à Assembleia da República em 1979.

Traduzida em várias línguas foi distinguida em 1987 com o Prémio Fleur de Laure atribuído à melhor poetisa dos países românicos. Da sua vasta obra destaca-se na poesia: Rio de Nuvens (1947), O Vinho e a Lira (1966), Mátria (1968) ou Os Sonetos Românticos (1990); na ficção: A Madona (1968), Onde Está o Menino Jesus (1987); no teatro: O Progresso de Édipo (1957), Erros Meus, Má Fortuna, Amor Ardente (1981); e o diário: Não Percas a Rosa (1978). São da sua responsabilidade a Antologia da Poesia Erótica e Satírica (1966) e a coletânea O Surrealismo na Poesia Portuguesa (1973).

LEIA TAMBÉM

Dois detidos em flagrante em Tábua por cultivo de cannabis

O Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial da Lousã deteve, ontem, dois homens com …

GNR realizou ontem 40 detenções em flagrante delito, sete das quais por roubo

Apenas um elemento do grupo suspeito de vários crimes na zona Centro ficou em prisão

Dos cinco jovens, com idade entre os 22 e os 28 anos detidos pela PJ …