Bibliotecas Públicas Municipais lançam projeto “Viver a Ler +” para idosos

“Viver a Ler +” é o novo projeto das Bibliotecas Públicas Municipais e do município de Oliveira do Hospital que pretende envolver os idosos que são utentes nas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) proporcionando-lhes o acesso mais facilitado ao livro e à leitura.

O projeto, que foi apresentado às IPSS no arranque da IX Feira do Livro de Oliveira do Hospital, constitui “mais uma atividade diversificada para esta faixa etária” como adiantou a vereadora da Cultura, Graça Silva, e parte da premissa que “a oferta da Biblioteca tem de sair das paredes do seu edifício e com este serviço procuramos is às instituições”.

Considerando a biblioteca pública uma “porta de acesso local ao conhecimento” que possibilita “condições para uma aprendizagem ao longo da vida”, com este novo projeto pretende-se oferecer serviços aos utilizadores idosos que estão impedidos de a visitar, assegurando dessa forma que está disponível para todos.

O projeto “Viver a Ler +” tem como objetivos: a promoção da leitura, sendo a biblioteca um agente de consolidação de hábitos de leitura ao longo da vida; garantir o acesso a todos alargando a oferta; trabalhar em parceria com outras entidades da comunidade; e promover as Bibliotecas Municipais de Oliveira do Hospital.

Como foi apresentado às instituições concelhias, a adesão a este serviço é gratuita quer para as instituições aderentes, que devem inscrever-se como utilizadores coletivos, quer para os utentes que também se devem inscrever como leitores, e colaboradores da IPSS.

Para implementar este novo projeto de colaboração, a biblioteca desloca-se mensalmente às instituições de idosos, deixando livros, revistas, jornais que podem ser requisitados por idosos e colaboradores da instituição.

Como adiantou a vereadora Graça Silva, “queremos que estejam mais próximos das nossas bibliotecas, da cultura, da leitura e do livro” e este projeto, além de constituir mais uma oferta da Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital e da Biblioteca/Ludoteca de Lagares da Beira, irá “proporcionar mais um momento de interação entre os idosos e estes serviços, na sua instituição” onde, como adiantou a responsável “poderá haver mais surpresas”.

A poucos dias de completar três anos de funcionamento, a Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital lança este novo projeto que alarga também à Biblioteca de Lagares da Beira e que vem complementar o sucesso alcançado com outra iniciativa, implementada desde 2011.

Trata-se do “Projeto Lar na Biblioteca” que, mensalmente, promove o contacto e a visita dos utentes dos lares concelhios a este equipamento municipal e foi desta interação, que como referiu Graça Silva, “saiu a constatação que também a Biblioteca tem de sair e ir ao encontro do espaço das IPSS”.

LEIA TAMBÉM

Universidade de Coimbra aposta na folha de mirtilo para tratamento da Esclerosa Múltipla

Um projecto de investigação da Universidade de Coimbra aposta no potencial terapêutico da folha de …

Polícia Judiciária deteve mulher que tentava introduzir haxixe na prisão de Coimbra

PJ deteve 12 pessoas em Coimbra por suspeita de tráfico de droga

A Directoria do Centro da Polícia Judiciária anunciou hoje ter detido, na terça-feira, doze pessoas …