BLC3 e microempresa desenvolvem projeto de investigação na área de toxicologia de fungos

A BLC3 em parceria com uma microempresa e jovens empreendedores – iFungHealth -, que se instalaram na Incubadora da BLC3, viram aprovado pelo QREN um projeto para desenvolvimento de um sistema seguro e dinâmico para diminuir os problemas associados a intoxicações por consumo de cogumelos silvestres.

Este projeto que tem como parceiros a Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Oliveira do Hospital, ESTGOH, e a Universidade de Coimbra é o primeiro projeto aprovado de investigação em que a ESTGOH é um parceiro ativo no seu desenvolvimento e que se envolve simultaneamente com o tecido empresarial e tecnológico.

Este projeto nasce no âmbito de um conhecimento científico que tem vindo a ser desenvolvido pela iFungHealth na temática de toxicidade de cogumelos, que permitiu identificar o seu potencial valor aliado ao já existente protocolo de criação da unidade de investigação de bio-informática entre a BLC3 e a ESTGOH em outubro de 2012.

“É já o primeiro fruto da unidade de investigação de Bio-informática, estando ainda em curso outros projetos e trabalhos”, informa a BLC3 em comunicado, considerando tratar- se de “um importante projeto para a região que demonstra a dinâmica continuada da BLC3 com jovens empreendedores e projetos de desenvolvimento tecnológico de ponta, em que junta também a escola de ensino superior da região e unidades de investigação fundamental da Universidade de Coimbra e de suporte ao desenvolvimento do projeto”. Para os responsáveis pela plataforma o projeto “representa uma nova realidade empresarial e de maximização de recursos e meios”.

O projeto de investigação será realizado até junho de 2015 e representa um investimento de 452 mil Euros.

LEIA TAMBÉM

Fiscalização da GNR sobre automobilistas levou a sete detenções

Detido em Seia traficante de estupefacientes

A GNR de Seia e de Paranhos da Beira detiveram um homem de 23 anos, …

Mortes em acidente em Tábua no acesso ao IC6

Dois homens morreram hoje na sequência de uma colisão frontal entre duas viaturas ligeiras numa …