Bolsas de estudo valem mais de 50 mil Euros em Oliveira do Hospital

 

… deliberou a atribuição de 36 bolsas de estudo, num valor total de mais de 50 mil Euros.

A medida decorre da aprovação de um novo regulamento de atribuição de bolsas de estudo no ensino superior que prevê que o número de alunos contemplados pela medida passe a estar indexado ao valor inscrito no Orçamento para o desenvolvimento anual do programa. Outra das inovações implementadas foi a possibilidade de atribuição de bolsas por mérito escolar.

Atenta às “dificuldades das famílias e à conjuntara económica” e tomando por base o novo regulamento, a autarquia dá como certa a atribuição de 36 bolsas de estudo no presente ano letivo, das quais oito são renovações do ano transato e uma é atribuída por mérito escolar.

“O valor investido pelo Município ultrapassa os 50 mil euros, o maior investimento de sempre”, refere a autarquia num comunicado onde adianta estar em causa uma “aposta forte na educação e no apoio à prossecução dos estudos aos alunos do concelho, bem como providenciar uma preciosa ajuda aos agregados familiares”.

Com o novo mecanismo, a autarquia “fomenta o apoio à prossecução de estudos a alunos economicamente carenciados e que, apesar do aproveitamento escolar, se vêem por vezes impossibilitados de o fazer por falta de meios, bem como incrementa a atribuição de bolsas por aproveitamento escolar excecional a estudantes do ensino superior”.

Para além de apoiar a prossecução dos estudos, o executivo municipal pretende estimular a frequência de cursos superiores, com o objetivo de criar condições adequadas ao tecido económico concelhio, através da dotação de quadros técnicos superiores que fomentem um desenvolvimento sustentado.

Em comparação com o verificado no ano transato, a autarquia registou este ano duplicação do número de candidaturas submetidas e aprovadas.

LEIA TAMBÉM

EPTOLIVA distinguida nos prémios Ciência na Escola

A EPTOLIVA (Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil) foi a escola da …

Os pais da exclusão… Autor: Renato Nunes

Biblioteca Nacional de Lisboa, 29 de Setembro de 2017. Depois de mais um dia de …