Bombeiros de Lagares da Beira reeditam Carnaval da Beira Serra

Em contagem decrescente para o grande dia – 8 de março – todas as atenções se centram na desactivada Acibeira.

É ali que decorrem os preparativos para o desfile de Carnaval que, no dia 8 de março, vai atrair milhares de pessoas às ruas de Lagares da Beira.

“Há dois anos tivemos cerca de cinco mil pessoas. Este ano contamos ultrapassar esse número”, adiantou ao correiodabeiraserra.com o presidente da direcção dos Bombeiros Voluntários de Lagares da Beira, recordando que, no ano passado, o mau tempo afastou muito público.

Ainda que esteja consciente de que o sucesso de cada edição depende das condições meteorológicas, José Pina acredita que o certame continuará a atrair muitos visitantes quer do concelho, quer da região.

Para isso, garante que a organização está a fazer uma aposta forte ao nível da divulgação do certame.

Realizado ininterruptamente há mais de três décadas, o Carnaval da Beira Serra é participado por cada bairro da Vila de Lagares da Beira e outras instituições da freguesia.

Tal situação obriga a um envolvimento maciço da população que, brinda o público com carros alegóricos que primam pela originalidade e sentido de humor.

“Temos que louvar os bairros que estão a trabalhar. Merecem que lhes seja dado um incentivo”, afirmou José Pina a este diário digital, reconhecendo o empenho da população na organização do certame.

Para José Pina, o Carnaval da Beira Serra é o “principal marco” da freguesia de Lagares da Beira. Por isso, entende que a tradição não pode cair por terra e deve haver sempre o envolvimento de todos, para que o carnaval se realize todos os anos.

Pese embora o bom envolvimento dos bairros, Pina não deixa de verificar alguma “saturação” por parte de algumas pessoas e chega, até, a temer que futuras direções dos bombeiros se recusem a dar continuidade à tradição.

“Enquanto eu for presidente, o Carnaval vai-se continuar a realizar”, assegurou o responsável, reconhecendo a importância dos apoios da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, Junta de Freguesia de Lagares da Beira e da Caixa de Crédito Agrícola.

A angariação de patrocínios e as receitas de bilheteira são outras formas que a organização encontra para fazer face aos custos.

Apresentando um orçamento na ordem dos 15 mil Euros, o Carnaval da Beira Serra sai à rua, pelas 14h30 de 8 de março e, conta com a participação das fanfarras dos bombeiros voluntários de Lagares da Beira e Oliveira do Hospital.

Para além do desfile, também a Leitura das Deixas se apresenta como um momento alto do Carnaval da Beira Serra. A iniciativa acontece na quarta-feira, dia 9.

LEIA TAMBÉM

Cemitério de Nogueira do Cravo vai ser ampliado

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital aprovou na sexta-feira o alargamento do cemitério de …

LMAN promove “peregrinação” ao Santuário de Nossa senhora das Preces em Vale de Maceira

A Liga de Melhoramentos Desporto e Cultura de Aldeia de Nogueira (LMAN) vai realizar no …