Burger King une-se à Cruz Vermelha para apoiar vítimas dos incêndios

A BURGER KING e a Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) estabeleceram um protocolo com o objectivo de melhorar o apoio às populações em caso de incêndio. Através da iniciativa “Fogo, só na nossa grelha”, o BURGER KING Portugal irá recolher os donativos dos seus clientes em todos os seus restaurantes, que contribuirão para o Fundo de Emergência da Cruz Vermelha Portuguesa. Por forma a reforçar e aumentar o alcance desta iniciativa, o BURGER KING fará um donativo de 10 mil euros à Cruz Vermelha Portuguesa.

Este Fundo, que tem o lema “Ajude-nos antes, para ajudarmos depois.” Destina-se a financiar a resposta de emergência a catástrofes, desastres e outras situações excepcionais, permitindo levar os recursos e a ajuda necessária, de forma rápida e eficiente, junto das pessoas que têm a sua vida, saúde ou dignidade ameaçadas.

De acordo com o protocolo assinado, o dinheiro angariado destina-se em concreto ao apetrechamento e reforço das Plataformas Logísticas da CVP, em Beja, Coimbra e Maia, através da aquisição de material de apoio directo às vítimas e populações, de zonas afectadas pelos incêndios: Realojamento de emergência (camas e tendas de campanha, cobertores e sacos-cama); Satisfação das necessidades básicas (alimentos, vestuário, kits de higiene e kits de cozinha); Apoio às Equipas de Apoio Psicossocial e Equipas de Emergência Médica; Apoio à potabilização de água, através da Unidade Móvel Potabilizadora da CVP já existente; Apoio à manutenção da Rede de Comunicações de Emergência da CVP, que permite comunicações em situação de catástrofe e está sempre operacional. Todos estes materiais e recursos estão a postos e são deslocados para o local de catástrofe, sempre que necessário, em qualquer ponto do país.

Portugal é o segundo país europeu com mais área ardida

Apesar de a área ardida deste ano ser substancialmente inferior a 2017, Portugal continua a registar valores muito elevados e é actualmente o segundo pais europeu com mais área ardida, apenas ultrapassado pela Turquia. Segundo dados do Sistema Europeu de Informação sobre Incêndios Florestais, no ano passado arderam 262.007 hectares e este ano os incêndios já consumiram 36.897 hectares.

“Os incêndios são um assunto de suma importância para a sociedade portuguesa, quer desde o ponto de vista do cidadão quer do meio ambiente. Por isso, no BURGER KING queremos trabalhar com a Cruz Vermelha Portuguesa na sua prevenção e ajudar aqueles que são afetados por eles”, explica Borja Hernández de Alba, director geral do BURGER KING Espanha e Portugal. “Os nossos restaurantes assentam a sua oferta em hambúrgueres cozinhados na grelha e isto é precisamente o que queremos conseguir: que o fogo só esteja nas nossas grelhas”.

“Na Cruz Vermelha Portuguesa queremos salientar a importância da prevenção e da capacitação em caso de incêndios, ou seja, ter os recursos humanos, materiais e logísticos necessários sempre a postos para um apoio rápido e eficaz às populações. Graças a esta colaboração conseguiremos melhorar a nossa capacidade de resposta no terreno em caso de emergência. Da capacidade deste Fundo de Emergência podem depender milhares de vidas. Agradecemos a contribuição dos Portugueses, pois a sua ajuda faz a diferença”, remata o Presidente Nacional da Cruz Vermelha Portuguesa, Francisco George.

 

LEIA TAMBÉM

Mais de duas toneladas de queijo denominado Serra da Estrela apreendidos em Seia

Mais de duas toneladas de queijo indevidamente classificado com denominação de origem protegida (DOP) Serra …

Homem de 47 anos detido depois de violar mulher em Coimbra que conheceu via Facebook

Um homem de 47 anos, empregado na construção civil, foi detido pela Polícia Judiciária depois …