Nove meses, num total de 270 dias, é quanto os habitantes de Casal de Abade, Pinheirinho, Quinta do Outeiro e Cabeçadas, na freguesia de Lourosa, vão ter que esperar para poderem abrir as torneiras de casa sem necessidade de recorrerem à mangueira do fontanário...

Câmara adjudicou saneamento e abastecimento de água para localidades da freguesia de Lourosa

e para se verem livres das fossas sépticas – onde as há – que continuam a existir no interior de algumas casas e em quintais.

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital já aprovou a adjudicação da obra à empresa GRACOVIL – Granitos e Construção de Viseu, Lda, pelo valor da sua proposta no montante de 618.255,90 Euros acrescidos de IVA à taxa em vigor, ficando cerca de 70 mil euros abaixo do valor estimado pela autarquia – 688 mil Euros – aquando do lançamento do concurso público em Novembro passado. Na ocasião, o presidente Mário Alves justificou os atrasos na resolução do problema que continua a afectar aquelas populações, com as dificuldades em negociar, com os particulares, os terrenos necessários para a instalação do depósito de água e da Estação de Tratamentos de Águas Residuais.

Recorde-se que no final do Verão de 2007, numa visita àquelas localidades da freguesia de Lourosa, o Correio da Beira Serra se deparou com longas mangueiras estendidas entre os vários fontanários das localidades e os depósitos das habitações.

A falta de saneamento básico continua a ser um grave problema para as populações que, para darem resposta às águas residuais das habitações, se vêem obrigadas a manter fossas sépticas no interior das casas e em terrenos de cultivo.

Tome-se o exemplo de Maria Alice, uma septuagenária residente na localidade de Pinheirinho, que nem sequer fossa tem e continua a canalizar as águas residuais para uma divisão localizada na parte inferior da casa – paredes meias com o forno onde coze o pão – e de onde, por vezes, os dejectos até escorrem ladeira abaixo, junto a outras habitações.

LEIA TAMBÉM

Cemitério de Nogueira do Cravo vai ser ampliado

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital aprovou na sexta-feira o alargamento do cemitério de …

LMAN promove “peregrinação” ao Santuário de Nossa senhora das Preces em Vale de Maceira

A Liga de Melhoramentos Desporto e Cultura de Aldeia de Nogueira (LMAN) vai realizar no …