Chama-se “Oliveira online” e vai possibilitar o acesso livre à Internet de banda larga em cada uma das 21 freguesias do concelho de Oliveira do Hospital. Trata-se do novo projecto da Câmara Municipal, ontem anunciado pelo presidente Mário Alves que também aprovou a atribuição de verbas às juntas de freguesia para o arranque do mesmo.

 

Câmara avança com projecto de acesso livre à Internet em todo o concelho

Imagem vazia padrãoA fase de aquisição e montagem dos equipamentos cifra-se em 26 mil e 500 euros, repartidos numa quantia de 1200 euros por freguesia, com excepção de Oliveira do Hospital, dado que o sistema ficará instalado na Câmara Municipal com um custo de 2500 euros. “Vamos proporcionar acesso livre à Internet em todas as freguesias do concelho”, assegurou o presidente do município, explicando que para o ano a autarquia deverá aprovar a atribuição de novas verbas para o pagamento das mensalidades.

De acordo com o que foi dito na reunião pública do executivo, a implementação do “Oliveira online” vai pôr cobro às dificuldades de acesso à Internet de Banda Larga sentidas em vários pontos do concelho com a mais valia de ser gratuita para os munícipes.

Na mesma reunião, o executivo de Mário Alves aprovou ainda a atribuição do subsídio anual à totalidade das freguesias, num montante de 132 mil e 300 euros. As verbas variam entre os 5 025 euros – atribuídos às juntas de Alvôco das Várzeas, Avô, Bobadela, Lageosa, Meruge, Santa Ovaia, São Sebastião da Feira, Vila Franca da Beira e Vila Pouca da Beira – e os 11 716 euros canalizados para a freguesia de Oliveira do Hospital. Pelo meio ficam-se montantes de 5 160 euros atribuídos à junta de São Paio de Gramaços, 5 460 à congénere de Lagos da Beira, 5 478 a São Gião e uma verba de 5 568 euros à autarquia de Lourosa. Para a junta de Aldeia das Dez, o município canaliza 6 073 euros, reservando para Penalva de Alva o montante de 6 200. Sucedem-se Ervedal da Beira, Lagares da Beira e Travanca de Lagos com 7 345, 7 238 e 7430 euros, respectivamente. A fasquia sobe para Nogueira do Cravo e Seixo da Beira para onde o município canaliza 9 093 e 10 314 euros. Segundo o município oliveirense a distribuição dos subsídios é feita de acordo com o Fundo de Financiamento para Freguesias e no presente ano cresceu cinco por cento em relação a 2007.

LEIA TAMBÉM

CDU reclama transporte público até Ervedal da Beira e acusa Câmara de se esquecer de obras importantes

Os elementos da CDU representados na União das Freguesias de Ervedal da Beira e Vila Franca …

Tábua inaugurou posto de carregamento de veículos eléctricos

A Câmara Municipal de Tábua inaugurou hoje o Posto de Carregamento de Veículos Eléctricos. O …