Câmara de Oliveira desafia operadores turísticos a boas práticas ambientais

O município de Oliveira do Hospital considera ter dado mais um passo para a “qualificação” da oferta turística do concelho. Em sessão pública, a autarquia informou e desafiou os operadores turísticos a candidataram-se ao programa “Green Key/ Chave Verde” da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).

O programa “Green Key” é um galardão de reconhecimento de Boas Práticas Ambientais, de âmbito internacional, que pretende acolher na sua rede todas as estruturas hoteleiras e parques de campismo que se preocupam com um melhor ambiente, e que acreditam que ter boas práticas ambientais é um desejo cada vez maior e importante factor de atracção de mais clientes.

Depois da sessão pública ocorrida no passado dia 21 de novembro, na sede da CCDR – Centro, em Coimbra, o Município de Oliveira do Hospital, através do seu Pelouro do Turismo, entendeu realizar a nível local esta sessão, numa perspectiva de informação e parceria com todos os operadores turísticos do concelho, especialmente no sector do alojamento turístico.

Também numa lógica supra municipal e de proximidade, foram convidados os municípios vizinhos de Oliveira do Hospital para esta sessão, enriquecendo assim a diferença de perspectivas e o âmbito do debate. Góis, Tábua, Carregal do Sal e Nelas marcaram assim presença nesta sessão, que contou ainda com a moderação do Vice-Presidente e Vereador do Pelouro do Turismo da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, tendo como oradores convidados a técnica da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Edite Morais, a coordenadora nacional do Programa Green Key da ABAE, Fátima Vieira, Hans de Herder, proprietário do empreendimento turístico Quinta da Moenda, em Alvoco das Várzeas – que veio dar o seu testemunho prático – sendo um dos galardoados concelhios em 2012 com o Green Key, para além de mais de uma dezena de operadores turísticos dos concelhos de Oliveira do Hospital e Tábua e ainda o Presidente da Junta de Freguesia de Alvoco das Várzeas.

Esta sessão informativa constituiu “mais um passo importante para a qualificação da oferta turística do concelho de Oliveira do Hospital” e igualmente para o cumprimento dos objetivos traçados no âmbito da Agenda 21 Local para Oliveira do Hospital, vindo a mesma na senda de outras sessões e reuniões de proximidade com o tecido empresarial do concelho (nas áreas do turismo e produtos endógenos de qualidade, por exemplo), fazendo realçar as questões da sustentabilidade ambiental dos projectos e dos investimentos, o que valeu ao Município de Oliveira do Hospital a obtenção do galardão ECOXXI, pelo reconhecimento das boas práticas em vários domínios da sustentabilidade ambiental implementadas nos últimos anos.

Dentro desta lógica de proximidade e contacto permanente com os operadores turísticos do concelho de Oliveira do Hospital, saiu reforçada desta sessão a realidade de um “turismo concelhio amigo do ambiente” como factor distintivo de qualidade. Nas palavras do vice-presidente e vereador do Turismo na Câmara Municipal, José Francisco Rolo, “quem nos procura, procura o que é genuíno, autêntico, experiências únicas, precisamente tudo aquilo que turisticamente pode ser distintivo e diferenciador”.

Para a coordenadora nacional do Programa “Green Key”, Fátima Vieira, este galardão, “mais do que uma certificação, constitui uma distinção no âmbito da educação ambiental, nomeadamente no que toca ao minimizar dos impactos ambientais do empreendimento hoteleiro”, aspecto este na ordem do dia por parte dos operadores turísticos concelhios, até na perspectiva de promover poupanças e eficiência económico-financeira dos empreendimentos.

Na sequência desta sessão, José Francisco Rolo, anunciou que o município “disponibilizará de imediato uma equipa de dois técnicos para ajudarem todos os empresários interessados na preparação e elaboração da respectiva candidatura “Chave Verde””.

LEIA TAMBÉM

Incêndios causaram mais de 10 milhões de euros de prejuízos em Seia

Os prejuízos financeiros causados pelos incêndios dos dias 15, 16 e 17 de Outubro no …

idosos

Idoso desaparecido em Trancoso

Os Bombeiros e a GNR estão a procurar um homem de 90 anos que foi …