Câmara de Oliveira quer estreitar laços com região do Ceará

Uma representação brasileira, liderada pelo vice-governador do Estado do Ceará, no Brasil, foi ontem recebida na Câmara Municipal de Oliveira do Hospital. A visita intermediada pelo empresário Fernando Tavares Pereira visou “estreitar laços de cooperação” entre o município e o nordeste brasileiro.

Na receção que fez ao vice-governador do Ceará –  Domingos Filho  fez-se acompanhar por responsáveis do município de Tauá e da Câmara Brasil-Israel de Comércio e Indústria – o presidente da Câmara Municipal sublinhou a importância da visita, entendendo tratar-se de uma oportunidade “para criar laços e até pensar numa futura geminação, mas sobretudo para abrir portas a negócios e protocolos entre as empresas do concelho e brasileiras”.

Neste encontro entre autarcas dos dois países, áreas como a saúde e a tecnologia foram alguns pontos de reflexão, registando-se a disponibilidade para “explorar formas de cooperação”. Outra área que colheu grande aceitação foi a do ensino, ficando a vontade de avaliar a possibilidade de formalização de protocolos para acolher estudantes brasileiros que possam frequentar as escolas de ensino profissional e superior disponíveis no concelho, à semelhança do que já acontece ao abrigo da cooperação com os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).

De registar ainda a semelhança entre dois projetos desenvolvidos nos municípios de Oliveira do Hospital e de Tauá na área da tecnologia, através de programas que disponibilizam o acesso à internet aos habitantes por todo o território.

Domingos Filho, vice-governador do Ceará, sublinhou o “interesse histórico de relações” entre os dois países e que o “Estado do Ceará tem muito investimento português”, aludindo em Portugal ao que é promovido pelo empresário Fernando Tavares Pereira. “Há uma relação fraterna e empresarial, e temos aqui o privilégio deste encontro entre autarcas de Oliveira do Hospital e de Tauá”, afirmou.

O empresário Fernando Tavares Pereira frisou a importância de parcerias entre entidades e municípios dos dois países, “para a região e para Oliveira do Hospital que, no interior, é um dos municípios onde as pessoas são mais aguerridas ao nível do trabalho e do desenvolvimento”. Foi com satisfação que constatou que “o presidente José Carlos Alexandrino vê que o concelho precisa de expansão e de outros horizontes”.

A passagem da comitiva brasileira pelo concelho não se esgotou na visita à Câmara Municipal. Acompanhados pelo empresário Fernando Tavares Pereira, os responsáveis brasileiros visitaram algumas empresas do concelho.

LEIA TAMBÉM

José Carlos Alexandrino acusa Governo de discriminação na ajuda pós-incêndios

O presidente da câmara de Oliveira do Hospital acusou o Governo de estar a discriminar …

IP reforça meios de prevenção e limpeza de gelo e neve nas estradas da Serra da Estrela com novo Silo de Sal-gema na Guarda

A Infra-estruturas de Portugal (IP) instalou na Guarda, um novo silo de sal-gema com capacidade …

  • Erasmo de Roterdão

    Como era costume andarem a fazer a propaganda nos carros da Câmara, pensam que são todos iguais.Acho muito bem que provem.Se não o conseguirem, tenho a certeza que não, “rabo no môcho”.Isto é só ofender pessoas de bem..?