Câmara de Oliveira quer estreitar laços com região do Ceará

Uma representação brasileira, liderada pelo vice-governador do Estado do Ceará, no Brasil, foi ontem recebida na Câmara Municipal de Oliveira do Hospital. A visita intermediada pelo empresário Fernando Tavares Pereira visou “estreitar laços de cooperação” entre o município e o nordeste brasileiro.

Na receção que fez ao vice-governador do Ceará –  Domingos Filho  fez-se acompanhar por responsáveis do município de Tauá e da Câmara Brasil-Israel de Comércio e Indústria – o presidente da Câmara Municipal sublinhou a importância da visita, entendendo tratar-se de uma oportunidade “para criar laços e até pensar numa futura geminação, mas sobretudo para abrir portas a negócios e protocolos entre as empresas do concelho e brasileiras”.

Neste encontro entre autarcas dos dois países, áreas como a saúde e a tecnologia foram alguns pontos de reflexão, registando-se a disponibilidade para “explorar formas de cooperação”. Outra área que colheu grande aceitação foi a do ensino, ficando a vontade de avaliar a possibilidade de formalização de protocolos para acolher estudantes brasileiros que possam frequentar as escolas de ensino profissional e superior disponíveis no concelho, à semelhança do que já acontece ao abrigo da cooperação com os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).

De registar ainda a semelhança entre dois projetos desenvolvidos nos municípios de Oliveira do Hospital e de Tauá na área da tecnologia, através de programas que disponibilizam o acesso à internet aos habitantes por todo o território.

Domingos Filho, vice-governador do Ceará, sublinhou o “interesse histórico de relações” entre os dois países e que o “Estado do Ceará tem muito investimento português”, aludindo em Portugal ao que é promovido pelo empresário Fernando Tavares Pereira. “Há uma relação fraterna e empresarial, e temos aqui o privilégio deste encontro entre autarcas de Oliveira do Hospital e de Tauá”, afirmou.

O empresário Fernando Tavares Pereira frisou a importância de parcerias entre entidades e municípios dos dois países, “para a região e para Oliveira do Hospital que, no interior, é um dos municípios onde as pessoas são mais aguerridas ao nível do trabalho e do desenvolvimento”. Foi com satisfação que constatou que “o presidente José Carlos Alexandrino vê que o concelho precisa de expansão e de outros horizontes”.

A passagem da comitiva brasileira pelo concelho não se esgotou na visita à Câmara Municipal. Acompanhados pelo empresário Fernando Tavares Pereira, os responsáveis brasileiros visitaram algumas empresas do concelho.

LEIA TAMBÉM

Polícia Judiciária deteve mulher que tentava introduzir haxixe na prisão de Coimbra

PJ deteve em Coimbra autor de crimes de homicídio, na forma tentada e de roubo

A Polícia Judiciária deteve um homem pela presumível prática de um crime de homicídio, na …

GNR realizou ontem 40 detenções em flagrante delito, sete das quais por roubo

Filho preso por suspeitas de ter matado mãe com martelo em Viseu

O homem de 37 anos suspeito de ter matado a mãe em Santarinho, no concelho …

  • Erasmo de Roterdão

    Como era costume andarem a fazer a propaganda nos carros da Câmara, pensam que são todos iguais.Acho muito bem que provem.Se não o conseguirem, tenho a certeza que não, “rabo no môcho”.Isto é só ofender pessoas de bem..?