Câmara de Seia aposta em visitas guiadas pelas freguesias para divulgar património cultural e histórico do concelho

Câmara de Seia aposta em visitas guiadas pelas freguesias para divulgar património cultural e histórico do concelho

A Câmara Municipal de Seia vai promover um conjunto de visitas guiadas pelas freguesias do concelho, a que denominou “PasSeia”, com o objectivo de valorizar e divulgar o seu património cultural e histórico. A primeira iniciativa está já agendada para 21 de Setembro e contempla a visita ao Santuário da Senhora do Desterro, às marcas Judaicas e património religioso de São Romão.

Classificado em maio passado como conjunto de interesse público, Santuário de Nossa Senhora do Desterro é composto por dez capelas, distribuídas pelas duas margens do rio Alva. É um espaço evocativo “dos ciclos da Infância e Paixão de Cristo, em diversos pontos coincidentes com a Vida e Paixão da Virgem e os Mistérios do Rosário.

Os participantes são depois convidados para um piquenique, antes de seguirem para São Romão. Na vila, inicia-se a visita às marcas Judaicas da zona histórica, que contará com a presença de Alberto Martinho e José Domingos, que durante o ano passado efectuaram um estudo e levantamento da Herança Judaica no concelho de Seia. Estão previstas ainda visitas às Capela Santo Antão, São Romão e D.ª Conceição.

 

 

LEIA TAMBÉM

Estudantes da FCTUC produzem combinado de fruta e algas 100 por cento natural, um alimento que promete ajudar os diabéticos e os intolerantes à lactose e ao glúten

Medronhos, amoras silvestres e algas são os ingredientes que constituem o Gratô, um produto alimentar …

Casas abandonadas. Autor: Renato Nunes

A partir do momento em que a minha avó materna faleceu, já lá vão 22 …