Câmara de Seia aposta em visitas guiadas pelas freguesias para divulgar património cultural e histórico do concelho

Câmara de Seia aposta em visitas guiadas pelas freguesias para divulgar património cultural e histórico do concelho

A Câmara Municipal de Seia vai promover um conjunto de visitas guiadas pelas freguesias do concelho, a que denominou “PasSeia”, com o objectivo de valorizar e divulgar o seu património cultural e histórico. A primeira iniciativa está já agendada para 21 de Setembro e contempla a visita ao Santuário da Senhora do Desterro, às marcas Judaicas e património religioso de São Romão.

Classificado em maio passado como conjunto de interesse público, Santuário de Nossa Senhora do Desterro é composto por dez capelas, distribuídas pelas duas margens do rio Alva. É um espaço evocativo “dos ciclos da Infância e Paixão de Cristo, em diversos pontos coincidentes com a Vida e Paixão da Virgem e os Mistérios do Rosário.

Os participantes são depois convidados para um piquenique, antes de seguirem para São Romão. Na vila, inicia-se a visita às marcas Judaicas da zona histórica, que contará com a presença de Alberto Martinho e José Domingos, que durante o ano passado efectuaram um estudo e levantamento da Herança Judaica no concelho de Seia. Estão previstas ainda visitas às Capela Santo Antão, São Romão e D.ª Conceição.

 

 

LEIA TAMBÉM

Batalha de Aljubarrota – A Real Batalha – 14 de Agosto de 1385 – Faz 632 Anos. Autor: João Dinis, Jano

Viva Portugal !  Livre, Soberano e Independente !!!  Viva ! Sim, a 14 de Agosto …

5 Junho, 1443 – Dia, mês e ano da morte do abandonado infante D. Fernando – O “Infante Santo”. Autor: João Dinis, Jano

O infante D. Fernando, 8º e último filho (legítimo) de D. João I, viveu 41 …