Câmara de Seia disponibiliza internet gratuita na cidade

O largo da Câmara Municipal de Seia e zona envolvente têm já a funcionar hotspots wifi que permitem o acesso gratuito à internet. O objectivo, explica a autarquia, é possibilitar a ligação ao mundo digital, com computadores, tablets ou telemóveis, sem custos para os seus munícipes e, ao mesmo tempo, oferecer o mesmo serviço a quem está de visita ao concelho. Esta é a primeira fase de um projecto, designado Seia Digital, que, garante a Câmara, será ampliado a outros pontos da cidade.

“Nesta primeira fase, os hotspots Seia Digital ficam circunscritos ao largo da Câmara Municipal de Seia e à Loja Ponto JA (Casa Municipal da Cultura), estando previsto o alargamento da rede, num futuro próximo, para outros locais, nomeadamente ao Arquivo Municipal, Gimnodesportivo e Ludoteca Municipal, que prevê abranger parte do Parque Municipal, bem como aos espaços circundantes ao CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela e ao Estaleiro Municipal”, refere um comunicado, o qual adianta que, numa fase posterior, o Seia Digital abrangerá a Biblioteca Municipal, Museu do Brinquedo e Mercado Municipal.

“O serviço resulta da instalação de fibra óptica com ligações a vários edifícios municipais, um investimento na ordem dos 30 mil euros que a autarquia iniciou em 2010, tendo em vista a redução de custos em telecomunicações e internet. Esta medida já permitiu rentabilizar o investimento, só pelo cancelamento de contratos de telecomunicações e internet no Arquivo, Casa Municipal da Cultura, CISE, Gimnodesportivo Municipal, Estaleiro e Ludoteca, viabilizada pela ligação em rede dos vários edifícios aos Paços do Concelho”, asseguram.

Esta rede wireless, sem autenticação, permite apenas a sua utilização diária de 60 minutos. Mas aqueles que prefiram usufruir regularmente do serviço, deverão dirigir-se ao Balcão Único do município, onde lhes será atribuído um username e uma password. A qualidade de Utilizador é adquirida, automaticamente, pelos portadores do Cartão Municipal da Juventude, do Cartão Sénior Municipal e pelos eleitos locais integrantes nos órgãos do Município.

 

LEIA TAMBÉM

CDU reclama transporte público até Ervedal da Beira e acusa Câmara de se esquecer de obras importantes

Os elementos da CDU representados na União das Freguesias de Ervedal da Beira e Vila Franca …

Tábua inaugurou posto de carregamento de veículos eléctricos

A Câmara Municipal de Tábua inaugurou hoje o Posto de Carregamento de Veículos Eléctricos. O …