Câmara distribui 500 mil Euros pelas freguesias

 

As 21 freguesias do concelho de Oliveira do Hospital vão ser contempladas com um bolo de 500 mil Euros, no âmbito da transferência de capital realizada pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.

Anunciada desde o início do mandato pelo presidente José Carlos Alexandrino, a proposta foi aprovada, anteontem, em reunião do executivo, ainda que a mesma não corresponda ao que foi inicialmente sugerido pelo autarca.

É que, segundo explicou o presidente oliveirense, os 21 presidentes de Junta de Freguesia decidiram que a distribuição daquele bolo tivesse por base os critérios do Orçamento Geral do Estado e não critérios relacionados com o número de lugares que constitui cada freguesia, tal como tinha sugerido pelo próprio.

“Esta nunca seria a minha proposta”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, entendendo que aquele valor devesse ser repartido com base na “área geográfica de cada freguesia”. “Mas, eles reuniram e decidiram assim”, lamentou, verificando porém, que os 500 mil Euros representam um aumento de “quase 400 por cento” nas transferências de capital e que “dão uma maior liberdade aos presidentes de Junta de Freguesia”.

Também o vereador independente, José Carlos Mendes, partilhou da opinião de Alexandrino por verificar que “quem conhece o concelho, sabe que há um conjunto de freguesias que tem que fazer obras em várias localidades e, outras, em apenas uma localidade”.

Já o eleito pelo PSD, Mário Alves, frisou que “jamais se chegaria a outro acordo que não fosse este”. Na opinião do vereador, “a discriminação positiva da Câmara Municipal deve ser feita ao nível da realização de obras em freguesias mais carenciadas”.

LEIA TAMBÉM

Cemitério de Nogueira do Cravo vai ser ampliado

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital aprovou na sexta-feira o alargamento do cemitério de …

LMAN promove “peregrinação” ao Santuário de Nossa senhora das Preces em Vale de Maceira

A Liga de Melhoramentos Desporto e Cultura de Aldeia de Nogueira (LMAN) vai realizar no …