CM de Oliveira do Hospital devolve IMI a associações e colectividades concelhias

Câmara Municipal de Oliveira do Hospital aprova pedido de empréstimo de conta caucionada para 2017 no valor de 250 mil euros

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital aprovou hoje uma proposta de autorização para a contratação de um empréstimo a curto prazo, na modalidade de conta corrente, até ao montante de 250 mil euros, para o ano de 2017. Esta verba, a contrair junto do BPI, a instituição que ofereceu melhores condições, com uma taxa de 0,5 por cento sobre o dinheiro que vier a ser utilizado e sem outros custos, só será utilizada, segundo José Carlos Alexandrino, no caso de ser necessário adiantar alguns montantes que a autarquia venha posteriormente a receber.

Esta é já uma prática corrente no município oliveirense. Em 2015 recorreu ao mesmo expediente no valor de 500 mil euros e este ano tinha em curso a mesma modalidade crédito que termina a 31 de Dezembro no valor de 250 mil euros. “Mas nesta última conta nem sequer lhe tocámos”, lembrou o autarca, frisando que as condições conseguidas só foram possíveis devido a uma “gestão exemplar” da Câmara que nesta altura tem uma capacidade de endividamento superior a 13 milhões de euros.

José Carlos Alexandrino fez mesmo questão de sublinhar que as condições deste novo recurso à banca superam o que foi conseguido no empréstimo de 2 milhões de euros a 12 anos, também junto do BPI. Este contrato, também efectuado este ano e destinado a financiar um conjunto de 12 obras, teve uma taxa de juro indexada à Euribor com um spread de 0,875. O valor, segundo o presidente da autarquia, também não foi ainda utilizado.

LEIA TAMBÉM

CDU apresenta queixa na CNE contra executivo e autarcas do PS oliveirenses por aproveitamento “eleitoralista, ilegítimos e antidemocráticos”

Depois do PSD, a CDU de Oliveira do Hospital enviou também uma queixa à Comissão …

CNE adverte Câmara Municipal de Tábua para que tenha em conta a lei dos deveres de publicitação de informações

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) recomendou ao presidente da Câmara Municipal de Tábua que …