Câmara Municipal promove “Semanas do Museu”

O Museu Municipal Dr. António Simões Saraiva, localizado na Bobadela, foi o local escolhido pela autarquia oliveirense para a dinamização de um conjunto de acções, destinado a comemorar o Dia Internacional dos Museus. Designada por “Semanas do Museu”, a iniciativa é composta pelo Museu Sonoro, a exposição As Nossas Beiras e a Caça ao Tesouro Romano.

A decorrer na Sala Zeferino Monteiro e Sala das Tecedeiras, o Museu Sonoro tem por base gravações de campo inalteradas, com o objectivo de se tentar perceber o significado de algumas das peças expostas, através do discurso director dos artistas e ambientes sonoros dos locais onde os mesmos produzem as suas obras.

Ao ouvinte propõe-se uma viagem sonora através das peças expostas e a sua relação com o significado artístico das mesmas. Marcado para as 10h00 de 5 de Junho, a Caça ao Tesouro Romano consiste na realização de jogos familiares que visam dar a conhecer as realidades histórico-arquitectónicas da cidade romana da Bobadela.

Da autoria do artista plástico Eduardo Gil – Enandil – a exposição “As Nossas Beiras” apresenta um série de obras pictóricas que pretendem fazer o cruzamento entre algumas peças de recorte beirão presentes no museu e a sua relação simbólica com a pintura, tendo as beiras como tema aglutinador.

“Semanas do Museu” é uma iniciativa que se pretende aberta à comunidade escolar, famílias e munícipes.

LEIA TAMBÉM

5 Junho, 1443 – Dia, mês e ano da morte do abandonado infante D. Fernando – O “Infante Santo”. Autor: João Dinis, Jano

O infante D. Fernando, 8º e último filho (legítimo) de D. João I, viveu 41 …

RTP 2 transmitiu ontem documentário sobre a vida de um exilado político filho de Ervedal da Beira

A RTP2 transmitiu ontem o documentário realizado pela professora universitária brasileira Guiomar Ramos “Por parte …