Câmara oliveirense investe 53 mil euros em 40 bolsas de estudo

O Município de Oliveira do Hospital deliberou a atribuição de 40 bolsas de estudo a alunos do ensino superior num investimento total de 52.674 euros, representando – segundo a autarquia – “o maior investimento em bolsas de estudo até agora efetuado”.

A atribuição daquele montante tem como objetivo “concretizar uma aposta forte na educação e no apoio à prossecução dos estudos aos alunos do concelho, bem como providenciar uma preciosa ajuda aos agregados familiares”, refere a autarquia em comunicado.

A medida resulta da alteração feita no ano transacto ao regulamento para atribuição de bolsas de estudo no ensino superior e que leva a que o número de alunos contemplados passe a estar indexado ao valor inscrito no Orçamento para o desenvolvimento anual do programa. Outra das inovações implementadas foi a possibilidade de atribuição de bolsas por mérito escolar, fomentando dessa forma uma cultura de mérito ao apoiar alunos que atinjam resultados excecionais, independentemente da sua condição económico-social.

No presente ano letivo, o município de Oliveira do Hospital apoia 40 alunos com bolsas de estudo, sendo que 21 delas são renovações do ano transato, 15 bolsas são atribuídas a alunos pela primeira vez. Realça-se ainda o facto de terem sido atribuídas 4 bolsas de mérito escolar, mais três do que no ano passado. O valor investido pelo Município atinge, no presente ano letivo, perto de 53 mil euros, “o maior investimento de sempre neste campo, registando-se um elevado número de candidaturas submetidas”.

Com o novo mecanismo, a autarquia “fomenta o apoio à prossecução de estudos a alunos economicamente carenciados e que, apesar do aproveitamento escolar, se veem por vezes impossibilitados de o fazer por falta de meios; bem como incrementa a atribuição de bolsas por aproveitamento escolar excecional a estudantes do ensino superior”.

Desta forma, o município pretende “estimular a frequência de cursos superiores que permitam a criação de condições adequadas ao tecido económico concelhio, através da dotação de quadros técnicos superiores que fomentem um desenvolvimento sustentado”.

LEIA TAMBÉM

Luís Mota voltou a vencer as 100 milhas do Oh Meu Deus – Ultra Trail Serra da Estrela

O atleta Luís Mota, do Clube do Benfica de Abrantes, venceu as 100 milhas do …

Carlos Peixoto reeleito líder da distrital do PSD/Guarda

O deputado Carlos Peixoto foi reeleito, no sábado, presidente da Comissão Política Distrital do PSD …