Organizado pelo Clube Seita, o Enduro está de regresso no próximo fim-de-semana, em Oliveira do Hospital. Uma jornada que este ano tem duplo estatuto, pois é válida para os Campeonatos Nacional e da Europa. Cento e vinte pilotos estão inscritos para enfrentar os selectivos trilhos da região. As gentes de Oliveira do Hospital estão bastante familiarizadas com o Enduro, mesmo ao mais alto nível, pois no passado já o pelotão do “Mundial” passou por esta cidade beirã.

Campeonatos da Europa e Nacional de Enduro em Oliveira do Hospital já têm 120 pilotos inscritos

Imagem vazia padrãoAgora, é tempo de acolher os participantes no Campeonato continental, além dos pilotos portugueses que disputam a competição caseira, nas classes “Elite” e “Nacional”. Até ontem, dia 6 de Maio, estavam já inscritos noventa concorrentes estrangeiros e três dezenas de lusitanos, prontos para a função.

O percurso, integralmente traçado no Concelho de Oliveira do Hospital, tem 50 Km de extensão e desenvolve-se para Norte da cidade. Os concorrentes vão efectuar quatro voltas diárias a esse trajecto, no qual avultam os três troços especiais, cronometrados em cada passagem.

Assim, o “Cross Test” (com 4,5 Km) e o “Enduro Test” (5,2 Km) situam-se muito perto entre si, junto ao novo “Recinto de Feiras” de Oliveira do Hospital – ainda dentro da cidade, facilitando a deslocação do público para esses importantes pontos onde a acção acontece.

Quanto à “Extreme” (com 1,2 Km), encontra-se junto ao cruzamento de Travancinha, ao Km 112 da EN 230. Por outro lado, o “paddock” e o secretariado serão instalados no Recinto de Feiras, também local de partidas e chegadas.

Em termos de Campeonato da Europa, esta vai ser a segunda das quatro jornadas inscritas na competição. A primeira disputou-se em Itália, com um “homem da casa” – Alessandro Zanni – a ganhar os dois dias de prova, sempre secundado pelo francês Jordan Curvalle. No plano interno a ronda beirã será a quarta, de seis jornadas do Campeonato Nacional.

Imagem vazia padrãoOs prognósticos apontam para despiques cerrados entre os principais intervenientes, face ao equilíbrio reinante nas pautas classificativas. No Campeonato Absoluto apenas 9 pontos separam o primeiro do quarto classificados, pelo que Felipe Zanol, Paulo Felícia, Gonçalo Reis e Mário Patrão avançam de “faca nos dentes” para Oliveira do Hospital.

Por outro lado, Felícia e Reis estão empatados no comando da classe Elite 1, enquanto Zanol só tem 7 pontos sobre Patrão na Elite 2. Nas duas classes “Nacional” a luta também deve ser intensa, pelo que tudo se conjuga para uma bela jornada de Enduro.

LEIA TAMBÉM

“Oh Meu Deus!”, Seia recebe durante três dias maratonistas de todo mundo numa aventura pela Serra

A 8ª edição do “Oh Meu Deus – Ultra Trail Serra da Estrela” (OMD) realiza-se …

Oliveira do Hospital recebe final da etapa da Volta a Portugal de homenagem às populações afectadas pelos incêndios e Marcelo acompanha caravana

A 80.ª edição da Volta a Portugal em bicicleta vai passar por alguns concelhos afectados …