Cancro da Mama: A importância da proximidade nos cuidados

Para além das consequências físicas do diagnóstico e tratamento, a mulher sofre profundas alterações psicológicas e emocionais que interferem nos diferentes papéis que desempenha na sociedade, afectando globalmente a sua qualidade de vida. Esta realidade faz com que mulher veja frustrados os seus planos, ideais e perspectivas futuras. A mulher necessita de cuidados de saúde que lhe permitam a adaptação às mudanças físicas, psicológicas e sociais ocorridas.

Após a alta hospitalar, as mulheres apenas recorrem aos serviços de saúde aquando do aparecimento de complicações, o que acarreta elevados custos emocionais, sociais e financeiros. Os enfermeiros desempenham nesta área um papel fundamental, proporcionando respostas de qualidade no âmbito da reabilitação física, do auto-cuidado e da auto-ajuda.

O desenvolvimento de programas na comunidade, dinamizados por enfermeiros integrados nas recentemente criadas Unidades de Cuidados na Comunidade (UCC) vem, uma vez mais, mostrar a importância dos cuidados de enfermagem na melhoria da qualidade de vida das pessoas. Estes programas beneficiam da proximidade e adequação ao contexto vivencial, permitindo mobilizar todos os recursos disponíveis na comunidade, em benefício das mulheres. A intervenção dos enfermeiros assenta na prevenção das complicações, ensino do auto-cuidado após a cirurgia e a facilitação do processo de adaptação à doença – perspectivando o retorno à vida activa. Urge tornar em realidade o desenvolvimento destes programas comunitários, disponibilizando os recursos humanos imprescindíveis, pela mais-valia social e económica que representam.

Os decisores políticos devem assumir um compromisso com a sociedade, de proximidade aos seus reais problemas, com medidas concretas e imediatas. As mesmas existem e podem minimizar danos dando garantias de ganhos em saúde. Com uma maior aposta nos enfermeiros não existem dúvidas que as sequelas deste tipo de patologia poderão ser drasticamente minimizadas. Assuma Portugal, de uma vez por todas, a necessidade de dotar os serviços com o número correcto de enfermeiros para as necessidades existentes. A tecnologia por muito sofisticada que possa ser, não substitui o toque humano…

Isabel Oliveira
Enfermeira especialista em Enfermagem de Reabilitação Centro de Saúde de Albergaria-a-Velha

LEIA TAMBÉM

E porque digo eu que o Futebol Clube do Porto é a equipa de futebol mais próxima de jogar como faz o Real Madrid? Autor: João Dinis

Tipo “declaração de interesses”, digo que sou Benfiquista desde que me conheço (tenho 64 anos) …

VIV´Á REPÚBLICA ! Autor: João Dinis

Viv´ó 5 de Outubro, Dia da República !  Viv´ó Feriado do 5 de Outubro que …