Capoulas Santos prometeu em Oliveira do Hospital ajudar e apostar simplificação de processos para auxiliar produtores do Queijo Serra da Estrela

O Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos inaugurou ontem a 25ª edição da Festa do Queijo Serra da Estrela e deixou a promessa que irá empenhar-se na “simplificação do processo” de instalação e legalização das “pequenas queijarias”. Estes procedimentos, sublinhou, poderão vir a contar com apoios.

Foi uma resposta ao apelo do presidente da autarquia oliveirense José Carlos Alexandrino que lhe solicitou ajuda para os produtores de Queijo Serra da Estrela na certificação do produto e das queijarias. O autarca não deixou de lembrar àquele membro do Governo da necessidade de se resolver a conclusão do IC6 e IC7 até Oliveira do Hospital e às zonas envolventes e a ligação à A25.

Capoulas Santos não se alongou muito na questão dos acessos. Prometeu apenas que irá transmitir estas preocupações ao seu homólogo Pedro Marques que lidera o ministério do Planeamento e das Infra-estruturas. Já no que respeita ao Queijo Serra da Estrela foi mais incisivo. Assegurou que se irá empenhar na “simplificação do processo” de instalação e legalização das “pequenas queijarias”. Sem desvirtuar a pureza do produto.

A denominação de origem protegida (DOP) constitui, no entender de Capoulas Santos, “um testemunho de homenagem para aqueles que conseguem produzir algo que é único no mundo”. O ministro considera, por isso, a certificação absolutamente necessária para não desvalorizar um produto de excelência. O que, acredita, acontecerá se não houver cuidado. “Quando se confunde gato por lebre, todos são tratados como gato”, rematou Capoulas Santos numa Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital, onde apareceu também o antigo ministro Jorge Coelho.

LEIA TAMBÉM

GNR deteve alegados traficantes de droga nos acessos a uma “Rave” em Oliveira do Hospital

Detidas 11 pessoas por tráfico de estupefacientes no Freedom Festival que decorreu em Oliveira do Hospital

A GNR deteve, entre os dias 5 de Agosto e 13 de Agosto, 11 pessoas …

PSD apresentou candidatos à CM de Oliveira do Hospital e promete acabar com o caminho de “decadência e retrocesso promovido pelo executivo PS” e devolver “a prosperidade” ao concelho

O PSD apresentou ontem a lista concorrente à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e …