Cardeal Jorge Mario Bergoglio eleito Papa com o nome de Francisco

… se reuniram em conclave, anunciando ao mundo que Bento XVI tem um sucessor. A cadeira de São Pedro tem um novo ocupante.

Ao final de uma tarde de emoções, milhares de fiéis reunidos na Praça de São Pedro e em todo o mundo, pela televisão e redes sociais, souberam da boa nova transmitida pelo cardeal Jean-Louis Tauran. Em Latim, ficaram a saber que o novo Papa eleito era o cardeal Jorge Mario Bergoglio, de nacionalidade argentina, que adotou o nome de Francisco. Mal o fumo escapou pela chaminé, os sinos da Basílica de São Pedro repicaram em anúncio da eleição do sucessor de Pedro.

O novo Papa iguala assim a eleição do seu antecessor, o Papa Emérito Bento XVI, também ele eleito ao segundo dia após quatro votações. A identidade do escolhido e o nome apostólico que escolheu foram conhecidos quando o nome de Jorge Mario Bergoglio, o novo líder de milhões de católicos que escolheu o nome de Francisco, foi anunciado na varanda da Basílica de São Pedro. Francisco, o primeiro Sumo Pontífice jesuíta e da América Latina, apelou à “irmandade” entre católicos e disse a sorrir que os cardeais “tinham ido ao fim do mundo” para o elegerem.

De seguida, foi o próprio Francisco Pontifex que surgiu perante a imensa multidão reunida na Praça de São Pedro para dar a sua bênção Urbi et Orbi, à cidade e ao mundo. Não o fez, no entanto, sem antes se recolher em oração na Capela Paulina. O sucessor de Bento XVI e que nos próximos anos vai calçar as “Sandálias do Pescador” foi eleito à quinta votação, segunda da parte da tarde de quarta-feira.

O conclave dos 115 cardeais reuniu-se desde terça-feira com a missão de escolher o sucessor de Bento XVI, que resignou ao papado no dia 28 de fevereiro. É a primeira vez nos últimos 600 anos que coexistem um Papa Emérito com um Sumo Pontífice. É também o primeiro Papa Jesuíta a ocupar a cadeira de São Pedro.

RTP online

LEIA TAMBÉM

António Soares

Uma Europa multicultural e multicolor. O drama dos refugiados: Autor: António Manuel Nunes Soares

A Europa foi desde sempre procurada por povos de outras regiões por verem neste continente …

As máquinas de sonho de Velocidade Furiosa 7

O filme Velocidade furiosa 7 distingue-se, em boa medida, pelos potentes carros que são conduzidos …