Carnaval espera levar mais de duas mil pessoas a Nogueira do Cravo

 

Retomado no ano passado, depois de uma década de paragem, o carnaval volta este ano às ruas da freguesia de Nogueira do Cravo.

À semelhança do que aconteceu em 2010, a iniciativa envolve cada uma das localidades da freguesia, autarquia e instituições de carácter cultural, desportivo e lazer que, decidiram unir esforços para que o carnaval volte a ser tradição na freguesia.

“Está um milhar de pessoas envolvido”, adiantou Carlos Mendes ao correiodabeiraserra.com, regozijando-se pelo facto de a população aceder afirmativamente ao repto que lhe foi lançado, já que – como explicou aquele elemento da organização – “a ideia é juntar toda a freguesia para que o evento ganhe volume”.

O balanço positivo da anterior edição serve de motivação a todos quantos estão envolvidos na organização do carnaval 2011, havendo até a expectativa de que a presente edição vai superar a anterior em termos de público.

“A perspectiva é ultrapassar as duas mil pessoas”, referiu Carlos Mendes, explicando que para isso a organização está a apostar numa maior e melhor divulgação do cartaz.

Numa altura em que toda a freguesia ultima os preparativos para o grande dia, o objetivo principal de cada um, é o de devolver a tradição carnavalesca à freguesia.

“Queremos que se mantenha nos próximos anos”, adiantou Mendes, recordando que “a freguesia já teve tradição de Carnaval”. “A ideia é despertar o bichinho que as pessoas tinham do carnaval”, continuou, referindo que tal só é possível graças aos apoios da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e Junta de Freguesia de Nogueira do Cravo.

O intenso trabalho de angariação de patrocínios e a dedicação e “carolice” de toda a população da freguesia são outros dos ingredientes fundamentais para que no dia 6 de março, a partir das 15h00, o corso carnavalesco, constituído por 13 carros alegóricos, acompanhados pelo Grupo de Bombos Pedra e Racha possa passar por algumas das principais artérias da sede de freguesia.

O facto de as entradas serem livres é também entendido pela organização como um atrativo para muitas famílias. Esta deverá continuar a ser uma particularidade do Carnaval de Nogueira do Cravo, já que devido à especificidade das ruas da sede da freguesia, é difícil para a organização limitar todo o trajecto do corso e proceder à colocação de bilheteiras.

Para além do desfile, o carnaval de Nogueira do Cravo contempla ainda outras actividades. O cartaz abre com o Baile de Máscaras no dia 4 de março, em Aldeia de Nogueira e encerra, dia 9, com o enterro do Entrudo em Vilela.

LEIA TAMBÉM

“O presidente diz que Oliveira está na moda. Adarnela só se for na moda da idade da pedra. Não tem água, nem saneamento”

Quem chega a Adarnela, no concelho de Oliveira do Hospital encontra uma localidade dividida entre …

Cemitério de Nogueira do Cravo vai ser ampliado

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital aprovou na sexta-feira o alargamento do cemitério de …