Carregal do Sal marca época natalícia com exibição da versão portuguesa da ópera-rock “JESUS CRISTO SUPERSTAR”

A Contracanto – Associação Cultural­­ – vai apresentar no Centro Cultural de Carregal do Sal, nos próximos dias 19, 20 e 21 e 26, 27 e 28 de Dezembro, uma versão totalmente em português da ópera-rock Jesus Cristo Superstar. Esta nova em português, da obra de Tim Rice e Andrew Lloyd Webber, conta com um elenco profissional de atores e músicos, além de mais de 50 figurantes da região, dirigidos pelo encenador António Leal.

Nesta obra, o público vai poder relembrar os últimos dias da vida de Jesus e fazer uma viagem interior, até aos contornos de vulnerabilidade do ser humano, acompanhando os últimos sete dias de vida do homem que mudou a humanidade, com destaque para as lutas interiores e pessoais de Judas e Jesus. A acção decorre, na maior parte, conforme os evangelhos da Bíblia,  começando com a chegada a Jerusalém e terminando com a Crucificação.

Grande parte da obra é focada na personagem de Judas que é retratado como uma figura trágica, realista e em conflito interior. Por outro lado, Jesus, figura mobilizadora de crescente atenção popular, desperta a inveja de uns e a preocupação daqueles que detêm o poder e a ordem maior, o que acaba por culminar num embate político.

Maria Madalena tem um papel muito presente, simbolizando a fraqueza e vulnerabilidade do ser humano – muitas vezes incapaz de ver para além do mundano.

Pilatos e Herodes surgem no enredo como personagens responsáveis pelo desfecho mortal de Jesus, muito embora não estejam isentas de conflito e tormento interior. Os seguidores de Jesus representam por um lado a lealdade, e, por outro, também a fraqueza e a vulnerabilidade, representadas na negação de Pedro e na traição do beijo de Judas, e culminadas com a condenação e crucificação de Jesus.

Os bilhetes estão já à venda na Câmara Municipal de Carregal do Sal, em www.contracanto.com, na Biblioteca Municipal de Nelas, Posto de Turismo e Biblioteca de Mangualde e Palácio do Gelo Shopping, no piso da Restauração. As sessões têm início agendado para as 21h30, exceptuando-se as de sábados e domingos, que serão também às 16h00 horas.

LEIA TAMBÉM

Cid Teles, a cigarra do Triste Fado: Possíveis influências. Autor Renato Nunes

Não é fácil identificar as influências de um indivíduo. Ainda assim, o estudo dos seus …

Cid Teles, a cigarra do Triste Fado: As origens. Autor: Renato Nunes

O poeta que inspira estas palavras nasceu em 8 de Março de 1911, em Tábua, …