Exmº Senhor Director do CBS:

Carta ao Director

Solicito publicação do seguinte texto na coluna do estilo: Na edição do CBS de 24 de Junho, 2009, no nº 4 do respectivo Editorial da responsabilidade directa do Director do CBS, este não hesitou em escrever e passo a citá-lo:

-“ O colaborador do CBS, João Dinis, está a aproveitar o seu espaço de opinião de uma forma que não se coaduna com a filosofia editorial deste jornal.

O CBS não tolera que os seus colaboradores alimentem boatos politiqueiros como aquele que João Dinis insinua sobre uma escaramuça física na Lajeosa que nunca existiu”.

Pois sobre esta mui severa “advertência”, permita-me agora a mim comentar:

1 – O “tal” João Dinis ( Jano) deve ser, e desde há anos, o mais regular colaborador do CBS, onde aliás já escrevia quando o jornal “era pobre” digamos assim.. Entretanto, o João Dinis não fez favor ao CBS nem o CBS fez favor ao João Dinis…

2 – Durante anos, saíram dezenas de artigos de opinião do mesmo João Dinis, artigos porventura incómodos para alguma “gente”. Mas o João Dinis não escreve por encomenda nem para se divertir a chatear os outros. Escreve como forma de luta e escreve aquilo que entende sem prestar vassalagem a ninguém. Naturalmente que também assume toda a responsabilidade por aquilo que escreve.

3 – Quanto ao alegado “boato politiqueiro”, a tal “escaramuça física” que nunca existiu – como classifica e afiança o Sr. Director – de facto não chegou a haver confronto físico mas esteve muito perto disso, no meio de uma discussão em que se envolveram activistas do PS num restaurante situado na freguesia da Lajeosa..

4 – Sendo assim, o João Dinis terá pintado a cena com cores demasiado fortes, embora reproduzindo o quadro que lhe apresentaram pois não foi testemunha directa dos acontecimentos.

4.1 – Mas, francamente, será isso um “crime” assim tão grave a pontos de justificar uma reprimenda ameaçadora, em Editorial, por parte do Director do CBS ? Quantas vezes antes terá o Director do CBS interpelado, dessa forma, outros colaboradores a propósito de algo que eles tenham escrito ?

4.2 – Mas, por que razão é que o Director do CBS não contactou o João Dinis para lhe chamar “previamente” a atenção para o “exagero” – como seria curial – e se reservou apenas para um comentário como aquele que faz em Editorial? Será que foi para “puxar dos galões” e mostrar aos Leitores que é mesmo “director” do CBS ?

5 – Não. A reacção do Director do CBS, ao estilo de “guardião do templo”, é uma reacção desproporcionada face à eventual e involuntária infracção do João Dinis. O Director do CBS peca (no mínimo) por excesso de zelo e brande mesmo a ameaça da censura prévia !

5.1 – Não. A reacção, premeditada, do Director do CBS não pode ser motivada apenas pela tal frase da “escaramuça física” que serve de pretexto à “reprimenda” pública… Aliás, a expressão antes utilizada pelo Director do CBS “…João Dinis está a utilizar o seu espaço de opinião…” também induz a que esteja a haver continuidade nesse comportamento. Mas, continuidade em quê ?…

6 – O Director do CBS acaba é por se substituir aos responsáveis do PS ou aos directamente envolvidos na “escaramuça (quase) física” a quem, como “ofendidos, em primeiro lugar competiria expressar algum protesto ou crítica. Agora, já não necessitam de o fazer que até tiveram direito a esse reparo, por interposta pessoa, em Editorial do CBS.

7 – O João Dinis respeita a “filosofia editorial” do CBS enquanto nele lhe for permitido expressar livremente a sua opinião. E por essa mesma opinião, o mesmo João Dinis se responsabiliza sem precisar de reprimendas ou ameaças.

8 – Agora, que o Director do CBS assuma, hoje, qual é, de facto, a “filosofia editorial” do CBS. É que há já quem afirme que essa “filosofia editorial” será tudo…desde que interesse à campanha autárquica do PS em Oliveira do Hospital. Pois, se o João Dinis também chegar a essa conclusão, deixará de colaborar no CBS, obviamente

9 – Aliás, já que o Director do CBS está tão preocupado com a pureza da “filosofia editorial”, proponho-lhe que promova um inquérito público a indagar “quem é quem”, quero dizer, a indagar quem mais produz “boatos politiqueiros” no CBS. Com os melhores cumprimentos.

João Dinis, Jano

N.R.: Gostava que o João Dinis (JD)utilizasse o espaço nobre, que é uma página de jornal, para debater ideias, apresentar propostas de desenvolvimento e, sobretudo, discutir o futuro.

O JD – goste-se ou não do estilo – até já trilhou esse caminho. Porém, nos últimos tempos, o prezado colaborador do Correio da Beira Serra – em vez do debate de ideias – pouco mais tem feito do que enviar recados ao seu antigo camarada, António Lopes, e a outros candidatos.

Ora, o Correio da Beira Serra não é um “moço de recados”.

O porta-voz do PCP em Oliveira do Hospital tem lançado – nas páginas deste jornal – um conjunto de insinuações, cujo objectivo é desacreditar um órgão de informação que lhe dá voz há uma série de anos. Chegou ao ridículo de insinuar que até foi o CBS o estratega da saída de António Lopes do PCP para o PS.

Não vou entrar em mais detalhes… há muito mais vida para além do João Dinis.

LEIA TAMBÉM

“Se quiseres ser bom Juiz ouve o que cada um diz”

Solicito a publicação de uma carta que recentemente foi dirigida ao Sr. Presidente da Assembleia de Freguesia de Meruge.

Uma resposta a Carlos Rocha

Ao Ex.mo militante Senhor Carlos Rocha