António Lopes diz que saída de Liliana Lopes se deveu a linha editorial do CBS e acusa “encomendadores de notícias” de lhe deverem mais de 232 mil euros

Carta ao Diretor

Senhora Directora
Invocando um pretenso direito de resposta, veio o Partido Socialista reivindicar a publicação “grosso modo” da moção que apresentou na Assembleia Municipal e que serviu de base à minha destituição de presidente da AM.

Este PS, escorado numa maioria absoluta conquistada com propostas e cedências que são conhecidas, abandonou o discurso de independência e suprapartidarismo com que obteve a maioria, para tentar submeter tudo e todos aos pequenos interesses partidários e de um grupo que em torno dele gravita, que viu no agitar da “bandeirinha” a solução dos problemas imediatos.
Porque denunciei, sou intriguista.Porque tentei o consenso, dizem que me retratei. Porque tentei que a AM cumprisse as suas obrigações,dizem, quero uma Câmara dentro da Câmara.

A Assembeleia Municipal mesmo com “uma Câmara dentro da Câmara” gastou ao longo destes quatro anos metade do que custa uma etapa da volta a Portugal,um terço do que custa a feira do queijo, menos de um quarto do que custa a ExpoH. Em média, menos de 30 mil euros ano. As famílias estão cheias de problemas, a água foi aumentada 40% e o presidente da AM, pelos vistos, devia bater palmas.

O presidente da AM tentou implementar o rigoroso cumprimento das atribuições do órgão, objectivo de que ainda não desistiu nem desiste. Não fui eu que fiz as leis.  A mim só me competia cumprir e fazer cumprir.

A resposta que passo a dar ao Partido Socialista é uma intervenção do Senhor Professor António Cândido de Oliveira, professor na Universidade do Minho diretor do NEDAL-Nucleo de Estudos de Direito das Autarquias Locais, proferida em Mirandela em 26 de Maio de 2012 e um dos principais especialistas do direito autárquico em Portugal, que subscrevo na integra e que reflecte o que se passa e o que devem ser as Assembleias Municipais, e cujo entendimento é também o meu. Esta intervenção faz parte de um dos “livrinhos” que fiz distribuir aos partidos e presidentes de junta independentes, representados na AM. É este modelo de Assembleia Municipal que pretendo ver em Oliveira do Hospital e no resto do País, porque é este o modelo consignado em Lei. Este documento distribuí ao Sr.Presidente da Câmara e principais líderes do PS no início de Março , logo após a aprovação do “célebre Regimento”. Informados, estão… Para que os Oliveirenses compreendam o que efectivamente se passa e porque é que alguns são tão avessos à verdadeira democracia.

Com a devida vénia:

Intervenção do Senhor Professor António Cândido de Oliveira  (clique para ler)

António Lopes

LEIA TAMBÉM

Denuncia do grupo do empresário Fernando Tavares Pereira coloca IMT sob investigação do DIAP

Duas empresas do grupo Tavfer, do empresário Fernando Tavares Pereira, a CIMA – Centro de …

Universidade de Coimbra aposta na folha de mirtilo para tratamento da Esclerosa Múltipla

Um projecto de investigação da Universidade de Coimbra aposta no potencial terapêutico da folha de …

  • Socialista genuíno

    Inequivocamente, está lá tudo. Só não vê quem não quer.
    Sr. António Lopes, efectivamente só posso acreditar que os deputados e presidentes de junta eleitos ao não quererem assumir os deveres na AM, estejam a querer esconder dos munícipes o que de mau se passa na Câmara Municipal.
    Só não compreendo o receio que têm do Sr. Presidente da Câmara, só dá ideia que lhe devem favores.

  • Pessoa do Povo

    “Quanto mais severa e implacavelmente julgar a si mesmo, mais justo e misericordioso há-de ser no julgamento de outros.”
    Seja tolerante, aceite as diferenças, caso contrário, a vida torna-se um massacre.
    O inverso também é verdade, ou seja, quanto mais auto-elogioso e egocêntrico for consigo mesmo, mais injusto e malvado será no julgamento dos outros!

    • Sombra

      Quer então a Pessoa do Povo, que o Sr Lopes seja injustamente tratado por meia dúzia de artistas que colocou no poder, e não mostre ao POVO que votou nele as verdadeiras razões porque luta?
      Não. O que se passou na AM foi uma afronta à DEMOCRACIA, o POVO tem direito a saber por quem é enganado.

  • Pravda OHP

    Ora cá está o NOVO BEIRA SERRA.
    Ao serviço exclusivo do seu DONO!!!
    Não ouve o PS sobre os assuntos onde o atacam, mas logo depois vem o DONO MALHAR!
    É o que ele sabe fazer.
    Ele gosta é disto.
    Por isso: Desprezo! A quem o merece…

    • Pritágoras

      Acaso se recorda de quem, doutamente, disse que: “Quem se mete com o PS, leva!”? E quem mais afirmou,iluminadamente, que, na AR,”… gostava era de malhar neles!”?
      Então passamos de malhadores a ,malhados?
      Camaleonismo, pois claro!

      • Socialista genuíno

        Esse Jorge, o 1º Coelho, saiu de mansinho para a Mota-Engil quando deixou cair a ponte de Entre-os-rios. Agora que o puseram a andar da empresa, já aparece no largo do rato a lançar bitaites.
        Sim, o Lopes ainda agora está a começar. Não acredito que a actual estrutura camarária mesmo com esta brutal maioria aguente.
        As pessoas já deram conta que a câmara vai falir.

  • Ulvária

    Gostei da resposta e ainda gosto mais do texto do Professor Cândido de Oliveira. Quem não deve não teme! Não basta estar, tem de se saber estar! O resto são “fait-divers”. Temo que seja areia de mais para a maioria dos membros da Assembleia Municipal. Mas como só os derrotados desistem, força António Lopes, que nunca lhe doa a alma.

  • P.inóquio.S

    Depois de ler a intervenção do Sr. prof. António Cândido de Oliveira chego à única conclusão possível: António Lopes era muito presidente para tão pouca assembleia. Percebo agora a “ofensa” quando disse que a maioria dos deputados sabiam pouco do que estavam ali a fazer. De facto em quantos municípios as Assembleias Municipais fazem o que devem? Os “garras”, os “pravdas” e afins ponham os olhinhos no escrito e depois, digam-nos alguma coisa..! Depois dizemos nós que o que todos querem é tacho.Reconheça-se que ainda há quem lute por valores .

  • Ouvido na barbearia

    -Então o Lopes está cheio de razão.
    -Sem duvida. Depois de ler este texto do Prof. ACO ainda vou mais longe do que o Lopes.
    -Não te entendo? Vais mais longe como?
    -Porque além da ignorância do Presidente da Câmara e dos Vereadores, até eu e a maioria dos munícipes o somos. Pois ninguém fazia a mínima ideia da verdadeira função da Assembleia Municipal.
    -É verdade, e ainda criticaram o Lopes, que era o único que sabia, por distribuir estes livros. Valha-nos Deus, chutarem para a rua, como quem chuta um cão, o único que trabalhava correctamente. Bandidos.

  • Caga Tostões

    Ó Lopes fazes a festa, deitas os foguetes e apanhas as canas. Burro velho já não aprende línguas. Deixa lá de seres juiz em causa própria. O ridículo mata-te homem

    • Socialista genuíno

      E também paga aos de fora transporte, estadia e alimentação para assistirem à festa?
      Ai não. Esse é o das feiras do queijo.

  • P.inóquio.S

    “Caga Tostões” : E sobre o funcionamento da AM e a intervenção publicada, nada a comentar? Afinal quem é que que quer mandar em quem? Não tens pena de ti? O teu problema é o Lopes ou é o Concelho? Já sei… são os militos da avença…claro…quem te viu e quem te vê…mostras bem a educação que tens…

  • Atento

    Oh Lopes agora convém-te o paleio Suprapartidário.
    Já te esqueceste quando eras contra o suprapartidário. Já te esqueceste do tempo em que vestias a camisola do PS em cima dos palcos dos comícios e apelavas ao voto no PS, com o dossier dos NÚMEROS DA VERDADE, que justificavam a confiança em José Carlos Alexandrino e o voto no PS.
    Vá lá sê coerente. A credibilidade faz-te falta. Como não a tens, vens para aqui bater as latas.
    Já nem o PCP te leva a sério. A propósito, saís-te do PCP ou foste EXPULSO?
    Os teus amigos vão arranjar o processo. És um exemplo (mau exemplo).

    • Sombra

      É este o PS que temos. Escorraçaram o Lopes da presidência, e agora têm um medo apavorado dele.
      Confessem-se, gente, confessem-se. Mostrem as razões que vos levaram a tal barbaridade. Digam que querem manobrar os dinheiros a vosso bel-prazer e o Lopes era um entrave. Digam a verdade. Chupistas, eu estou lá, bem vejo.

      • Pritágoras

        Com licença….
        E. já que lá está, e porque gosto de contas, faça o favor de me informar do seguinte:
        – Qual é o montante, global, do orçamento da CM de OH para este ano?
        (Claro que não consultei, como devia – e direito tenho – os documentos…)
        – Se é previsível – como alguém, por aqui, já agourou – uma situação financeira complicada para a CMOH ainda durante este ano, como é que se “manobram dinheiros”?
        – Afinal, como é que estão as contas da CMOH?
        É que, sem estes dados, não vale a pena andar a “bitaitar”…

        • Sombra

          Seis meses, caríssimo. Seis meses.

    • Pritágoras

      “Quem se mete com o PS, leva!”
      O sr António Lopes não conhecia, ao tempo de início da aventura – pretérito, pois claro, – este “ditado popular”?

  • P.inóquio.S

    Ainda bem que dizes que o Lopes era contra o suprapartidário.Todos sabemos que é pessoa de princípios.Onde está a lista do PS de Lourosa? E os cabeças de lista de Aldeia das Dez,S.Gião,Travanca etc? E o pau de dois bicos com os independentes de Travanca e Avô? E a lista do PS de Lagos, perdeu-se? Tem vergonha.Vê é se metes os xuxalistas na rua. Parecem varejeiras na carne morta.Tudo atrai à “Cembra”. Atento, fica mesmo atento porque já há quem esteja. Aquele ideia de que vais resolver o teu problema definitivamente, esquece.Pelo menos neste mandato.só dentro das regras.E quanto ao desempenho das assembleias Municipais da resposta ao PS? Nada a acrescentar? Quem diria?

  • gotita da serra

    O PS já perdeu muita coisa ao eleger quem elegeu como presidente da concelhia.
    Além de zaragateiro, é supra clientelista ouviu-se dizer que conseguiu um emprego pra namorada na camara e tinha que ser um emprego que nao fizesse nada pois ela nunca gostou de trabalhar. será que foi desempenhar o novo cargo criado manipedicure! assim os trabalhadores ate andam com mais vontade
    o PS passou a ser o espelho do baixote, e os do concelho nao refilam??!

    • Pritágoras

      Tanto zigue-zague:
      – Mas, afinal, quem é que perde com tudo isto? É o PS, ou é o concelho de Oliveira do Hospital? Já se esqueceram do que deixou escrito, pouco tempo depois de ter saído de cá, num semanário nacional da altura, o sr César de Oliveira?
      A história repete-se?

  • Ai Lopes

    Lopes, ouve o que tu dizias na campanha. És mesmo um tipo cheio de coerência. Vamos-te deixar a falar sozinho, porque um caso como tu só no divã do Freud. Então e agora andas a dizer que vais votar na CDU? Se não fosses corrido aposto que na sexta feira estavas no jantar do PS para as europeias. Mas pronto, como tu é que tens sempre razão leva lá a bicicleta, monta no coiso e dá aos pedais. Xau. É melhor deixar-te a falar sozinho.

    http://www.youtube.com/watch?v=s6KOWFMAgyY#t=61

    • HRa-os

      Ó rapaz, isto que aqui mostras é um louvor ao Lopes.
      O que se nota é a integridade do Homem. Assim fosse com o PS e JCA.

  • P.inóquio.S

    E Na campanha o PS disse que ia meter os boys todos na “Caembra”? E disse que ia impedir a assembleia e o seu presidente de exercer as funções que a lei impõe? Nesta altura ainda não tinha dito aos seus ,militantes que iam dar a vez aos do PSD, nas juntas..Neste comício não foi onde o José Carlos se ofereceu ao PS? No outro a seguir, em Galizes, disse que não negociava a lista que era uma candidatura suprapartidária. Mas só o foi até ao dia das eleições. Se convidaram o Lopes é porque concordavam com a política dele, ou não? E agora queriam fidelidades? Sabias que o Lopes já não queria ser candidato? Andaram de volta dele como quem andava a pedir à SRª de Fàtima? Já estão servidos, já têm a maioria, logo lhe disseram: “agora é a nossa vez. Temos que meter os nossos”… Poeira para os olhos para quê? Toda a gente sabe qual é o problema. Foram eleitos mas eles pensam que foi para donos…

  • P.inóquio.S

    “Pitágoras”: Na apresentação de contas, ponto 1º da ordem de trabalhos, é sempre o ponto 1º ,as dívidas de curto prazo eram à volta de um milhão.O saldo de tesouraria eram ceca de 600 000 mil.Porém há varias situações em que foram dadas cartas de conforto para os credores irem aos bancos,uma vez que não há condições ou financeiras ou outras para avançar o Cash. A 1ª vez que o saldo de tesouraria é inferior foi este ano.Não é alheio a esta situação o forrobodó eleitoralista que agora é preciso pagar.

  • António Lopes

    O Populismo…e a resolução dos problemas. Há dias, seguia em viagem e ouvi, pela rádio, que o Concelho onde fui eleito para ser o principal responsável,ia entrar numa luta de guerrilha, que era preciso dôr e que Oliveira do Hospital , hoje, ia fazer boicote às eleições em luta pelos ICs..Fiquei estupefacto, pois, tendo as responsabilidades que tinha, era pressuposto estar dentro destas decisões.Era pressuposto que este fosse um assunto discutido com os senhores presidentes de Junta e demais eleitos e com toda a população, para a auscultar , saber a opinião e a mobilizar. Hoje, com curiosidade, estava à espera de ouvir e ver nos órgãos de Comunicação Social que Oliveira do Hospital, tinha feito boicote às eleições.Qual não é o meu espanto, vejo Serpins, em luta pelo metro Mondego.Vejo, não o Presidente de Oliveira do Hospital, mas o de Murça, dizendo que o Concelho não vota, em luta pelos serviços retirados e contra as portagens.Há quem pense que quem fala mais alto é que tem razão.Há quem tenha uma fobia pelo protagonismo. Há quem dispare em todas as direcções e não se acautele contra os ricochetes e estilhaços. Há quem não avalie as responsabilidades que representam nem tenha o comedimento necessário para dignificação do cargo.que exercem.As aspirações e necessidades do Concelho não podem ser motivação para a satisfação de egos nem entrada para os holofotes.Depois, têm um mega agrupamento que não queriam e dizem: “O meu receio é que, qualquer dia, tenha Associação de Estudantes e não tenha ESTGOH”, deitando, incompreensível e irresponsavelmente a “toalha ao tapete”, na luta pela ESTGOH.Naturalmente, quando assumem roturas totais comigo, estão no caminho certo! Política desta? Não. Muito Obrigado.Populismo barato resolve enquanto resolve.Normalmente acaba mal.Que o Diga Juan Perón…Em meu entender Oliveira do Hospital merece mais respeito por parte de quem a representa.