Home - Opinião - Cartões e telemóveis podem andar juntos na carteira? Autora: Isa Tudela

Cartões e telemóveis podem andar juntos na carteira? Autora: Isa Tudela

Pense neste cenário: vai às compras, carrinho cheio e na hora de pagar o cartão não funciona…já passou por isto? Decerto que surge uma voz indicando que provavelmente guardou o cartão junto do telemóvel e este desmagnetizou, mas será bem assim?

Muitas vezes a primeira razão apontada é o facto de guardarmos os cartões na carteira junto ao telemóvel, mas a probabilidade de estes serem a causa dos cartões deixarem de funcionar é mínima. Apenas os cartões de banda magnética são suscetíveis de ter a sua informação adulterada ou apagada com alguma facilidade, por ação dos campos magnéticos.

Os tipos de cartões mais comuns são os de banda magnética, os com chip eletrónico e os de proximidade. Os primeiros possuem uma faixa escura na parte de trás onde estão contidas as informações; os de chip eletrónico, situado na parte da frente do cartão, são mais seguros contendo a informação toda no referido chip; os de proximidade, conforme o nome indica, não precisam de ser inseridos em nenhuma máquina para funcionarem, os exemplos mais comuns, são os novos cartões bancários contactless (que também acumulam banda magnética e chip eletrónico) ou os dos transportes públicos.

Os telemóveis têm em alguns componentes um pequeno íman mas os campos magnéticos criados são muito fracos para desmagnetizar cartões. No entanto, no nosso dia-a-dia, vários são os objetos que utilizamos que incluem ímanes: fechos de malas e carteiras, capas para telemóveis com fechos magnéticos, suportes magnéticos para telemóveis, entre outros. Poderão ser estes, quando em contacto ou muito próximos dos cartões com banda magnética, os responsáveis pela desmagnetização dos mesmos.

A banda magnética é uma faixa de partículas magnetizadas e o íman poderá exercer influência sobre esta, desalinhando a informação contida e provocando a desmagnetização do cartão.

Mas, no entanto, as principais causas para os cartões deixarem de funcionar são:

  • Riscar, molhar ou dobrar os cartões de banda magnética;
  • Exposição prolongada ao sol;
  • Sujidade, sobretudo nos cartões com chip.

Aconselhamos a que evite guardar os cartões no bolso ou deixa-los expostos a ambientes agressivos, como expostos ao sol, poeiras ou sujidades.

Autora: Isa Tudela, Gabinete de Projectos e Iniciativas, DECO Coimbra

LEIA TAMBÉM

Uma vassoura avantajada e um avião com muito combustível… Autor: Fernando Tavares Pereira

Com as eleições, os políticos perdem a vergonha e repetem as promessas de sempre. Veja-se …

E a bola de futebol voa, pincha, ressoa e rola… Golo !!! É linda, a bola, a beijar as redes da baliza do adversário… Autor: João Dinis

Acelera e intensifica-se a corrida para o final das principais competições nacionais em futebol. E …