Casa da Cultura abre portas a Ciclo de Documentários de Autor

Com sessões marcadas para as 15h30 de quartas, quintas e sextas-feiras, o dOHcs – Ciclo de Documentários de Autor arranca, hoje, na Casa da Cultura de Oliveira do Hospital com o documentário “No Domínio dos Tempos”, acerca dos caretos de Podence. O documentário tem repetição prevista para 27 de Janeiro.

“Os Últimos Moinhos” do realizador Luís Silva, premiado no Cine’Eco 2009 é o documentário que se segue na nova iniciativa da autarquia oliveirense. Com exibições marcadas para 21 e 28 de Janeiro, o documentário retrata a problemática dos moinhos de água e de vento, que têm vindo a desaparecer. A sessão de 28 de Janeiro vai contar com a presença do realizador, sendo especialmente dirigida aos idosos das várias IPSS do concelho.

Ainda em Janeiro, a Casa da Cultura acolhe o documentário “Retrospectiva Tiago Pereira – Parte 1”, com exibição nos dias 22 e 29. Os filmes de Tiago Pereira são de origem transdisciplinar e remetem para manifestações de cultura imaterial, como as canções, rituais e performances.

Em nota de imprensa enviada ao correiodabeiraserra.com, o município de Oliveira do Hospital considera que a iniciativa “se reveste da maior importância para a compreensão da identidade local, regional e nacional, para além de servir como forma de divulgação e promoção deste tipo de cinema”.

LEIA TAMBÉM

Cid Teles, a cigarra do Triste Fado: Na imprensa. Autor: Renato Nunes

Se compulsarmos o arquivo de A Comarca de Arganil, que já foi parcialmente disponibilizado em …

Cid Teles, a cigarra do Triste Fado: Possíveis influências. Autor Renato Nunes

Não é fácil identificar as influências de um indivíduo. Ainda assim, o estudo dos seus …