CAULE e Investigadores analisam progressão do Nemátodo da Madeira do Pinheiro

… Oliveira do Hospital, Tábua, Arganil e Penacova. A visita resulta do protocolo estabelecido pela Associação Florestal CAULE e a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) com vista à colaboração na detecção, investigação e controlo da doença que tem vindo a ameaçar toda a fileira do pinheiro-bravo.

Em nota de imprensa enviada ao correiodabeiraserra.com, a CAULE lembra que em Abril passado, a doença foi detectada na Lousã e no Sarzedo e que as análises realizadas em parceria com a FCTUC deram como certa a presença do nemátodo nos concelhos de Oliveira do Hospital, Tábua, Penacova e Santa Comba Dão. Passado quase meio ano, a Associação Florestal diz estar perante uma “dramática progressão da doença” e denuncia a “nula intervenção do Estado e a pouco relevante preocupação dos proprietários, na sua grande maioria ausentes e sem meios para agir”. “A CAULE tudo tem feito para chamar a atenção para esta grande problema, de forma a que os prejuízos sejam atenuados e o património florestal desta região não se delapide em 5 ou 6 anos”, assegura a associação em nota de imprensa.

A visita pelos locais mais afectados pelo Nemátodo tem início às 15h00, com saída da sede da CAULE em Covas, com paragens em Alvôco de Várzeas, Vila Cova do Alva, Pousadouros (Mouronho), Zona Industrial da Relvinha (Sarzedo) e em Parada (S. Pedro do Alva). A delegação é composta por investigadores da FCTUC, do NemaLab e especialistas eslovenos do Instituto de Ciências Agrárias Mediterrânicas (ICAM). Acompanham ainda esta comitiva o Vice-Presidente da CAP e o técnico responsável pela área das florestas desta Confederação e representantes da Pinus – Associação para Valorização da Floresta de Pinho e da FNAPf – Federação Nacional das Associações de Proprietários Florestais.

LEIA TAMBÉM

IMT vai recorrer de decisão que declarou ilegal fecho de centro de inspecção automóvel de Seia

O Instituto de Mobilidade e Transportes (IMT) anunciou que vai recorrer das decisões judiciais que …

Dez detidos em Seia por tráfico de droga

A GNR de Gouveia deteve, entre os dias 1 e 3 de Setembro, oito homens …