Cavaco admite hipótese de mudança de Governo

O Presidente da República afirmou hoje durante a abertura de um encontro com economistas que o pós troika é uma questão importante, “seja qual for o Governo que estiver em funções em junho de 2014.”

O Presidente da República, Cavaco Silva, defendeu esta manhã que o período pós-troika é da maior importância, independentemente do Governo que estiver em funções, sublinhando o regresso aos mercados e as condições de financiamento.

“A reflexão sobre a questão do pós-troika é de grande importância para o nosso futuro coletivo, seja qual for o Governo que estiver em funções em junho de 2014”, declarou Cavaco Silva no Palácio de Belém, durante a abertura do encontro “Portugal no período pós troika”, que reúne 36 economistas.

Segundo o chefe de Estado, as condições políticas são decisivas, podendo influenciar o programa de ajustamento, que se espera ter nota positiva.

“Se Portugal encerrar o atual programa de ajustamento com avaliação positiva das instituições internacionais isso implica a dependência dos mercados e dos investidores para as nossas necessidades de financiamento externo”, acrescentou Cavaco, reiterando que a estabilidade política é essencial para o regresso aos mercados.

Cavaco Silva frisou ainda que Portugal terá um encargo médio anual de juros e amortizações de dívida de cerca de 18 mil milhões de euros, no final do programa de assistência económica e financeira.

“Em 2014, Portugal terá de reembolsar obrigações do tesouro no total de 14 mil milhões de euros e em outubro de 2015 vence uma outra de 14 mil milhões de euros. Em média o encargo anual com juros e amortizações de dívida a partir de 2014 não será muito”, disse.

O encontro conta com a presença de vários economistas de universidades portuguesas, de empresas e da Comissão Europeia e terá intervenções iniciais do governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, e do diretor-geral para os Assuntos Económicos e Financeiros da Comissão Europeia, Marco Buti.

expresso.pt

LEIA TAMBÉM

GNR realizou ontem 40 detenções em flagrante delito, sete das quais por roubo

Dois detidos por crime de tráfico sexual em Seia

Um homem de 45 anos e uma mulher de 42 foram ontem detidos por suspeita …

Preços dos combustíveis sobem hoje pela oitava semana consecutiva

Os preços dos combustíveis aumentam hoje, sendo esta já a oitava semana de subidas consecutivas. …