Vila Franca da Beira comemora 25 anos de Junta com sabor "a despedida"

CDU acusa União de Freguesias de estar a descriminar Vila Franca da Beira e sugere várias obras na localidade

A CDU acusa a União de Freguesias de Ervedal e Vila Franca da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital, de não estar a aplicar em Vila Franca as verbas que são transferidas para aquela Junta graças a esta ex-Freguesia. Os elementos da coligação, que incluiu os elementos do partido comunista, garantem que, só em 2014, o actual executivo PS ficou “a dever mais de 15 mil euros”, dos 43 mil euros que anualmente são transferidas para aquela autarquia em nome de Vila Franca da Beira.

A única obra visível na localidade, dizem os elementos da CDU, foi o calcetamento da Rua da União da Rua da União que “terá custado cerca de 22 ou 23 mil Euros”. “E não sabemos – a Junta (PS) não nos diz – que outras obras vão ainda fazer, este ano, em Vila Franca da Beira, obras à sua directa responsabilidade e pagas pelo seu Orçamento…”, referem os elementos da CDU, explicando que tem o risco de “ver atribuídas a outros locais e a outros fins, muitas das verbas que esta Junta recebe por Vila Franca da Beira fazer parte da agora União das Freguesias! Ou seja, esta Junta pode chegar ao fim deste ano a dever ainda mais verbas aos Vilafranquenses!”, sublinham.

Os elementos da CDU lançam o desafio ao executivo da Junta de Freguesia para que utilize as verbas, entre outras obras, na reparação do Parque do Merendeiro. “Contratem máquinas para arranjar os caminhos – alindem a Rotunda na Estrada Nova – comprem a casota, meia arruinada, que está entalada entre outras duas que a Junta da nossa Freguesia já tinha comprado, a meio da Rua do Cimo do Povo, e para aí se reabilitar esse local. Renovem o Aterro atrás do Cemitério. Façam uma candidatura à comparticipação da ADIBER para se construir, no Parque Merendeiro, uma réplica, mais pequena, da antiga Capela de Santa Margarida que existiu no Largo do Cruzeiro, e que depois foi Escola e sede do Clube, até ser demolida nos anos sessenta”, sugerem.

A CDU faz questão ainda de referir que em 2015, segundo o presidente da Câmara de Oliveira do Hospital, aquela União de Freguesias vai receber ainda mais 10 mil euros, a juntar aos valores que já rebia.”Quando Vila Franca da Beira era freguesia autónoma estava a receber da Câmara, por ano, um verba na ordem dos 19 mil Euros.  Do Orçamento de Estado vinham, por ano, uns 24 mil Euros.  A soma dava cerca de 43 mil euros por ano para a nossa Freguesia. A Junta de Freguesia (PS) da actual União das Freguesias continua a receber essas verbas – os tais 43 mil Euros/ano – pela entrada de Vila Franca da Beira na União das Freguesias, e soma-lhes aquilo que já antes recebia pela então freguesia de Ervedal da Beira”, rematam.

LEIA TAMBÉM

Atropelamento mortal em Candosa, concelho de Tábua

Mulher morreu hoje em Oliveira do Hospital vítima de atropelamento na EN17 junto ao Lidl

Uma mulher, com 60 anos, morreu ao final da manhã de hoje na sequência de …

João Paulo Albuquerque acusa PS por não concluir IC6, pelo menos, até 2030

João Paulo Albuquerque considera que o IC6 não é uma prioridade, mas sim uma necessidade …

  • bancadabancaca

    Então o Alex não é o Ervedalense mais Vilafranquense que existe.Mas que grande aldrabão e os amigos ainda não viram o que este homem é.