CDU quer contribuir com propostas e denunciar “políticas desastrosas” (Com vídeos)

O cabeça de lista pela CDU à Câmara de Oliveira do Hospital escolheu o Parque dos Marmelos para apresentar as linhas programáticas de uma candidatura com que espera contribuir para um “debate político” e não para uma mera “luta de galos”.

Um debate que “tenha conteúdo e não apenas ruído”. É o que espera João Dinis por via da participação da CDU nas eleições autárquicas de 29 de setembro que no concelho de Oliveira do Hospital também vão ser disputadas pelo PS, PSD e CDS-PP.

Um propósito que o cabeça de lista pela CDU espera conseguir através da apresentação de propostas que de alguma forma contribuam para travar a “luta de galos e a gritaria personalizada de um ou outro candidato”.

Também apostado em denunciar as “políticas desastrosas” dos sucessivos governos do PS, PSD e CDS-PP e “agravadas pela submissão às ordens das troikas” que “têm prejudicado a atividade autárquica do município”, João Dinis escolheu o Parque dos Marmelos para dar conta daquelas que são as suas principais preocupações.

À cabeça, o candidato coloca o abastecimento de água e o saneamento básico classificando de “desastrosa” a concessão daqueles serviços à Águas do Zêzere e Côa e que hoje obriga o município a pagar a água a valores previstos para 2030. “A CDU votou contra”, recordou o cabeça de lista, notando que por força daquela decisão hoje o município está “encostado à parede”, sendo urgente “retomar o sistema público de abastecimento de água e tratamento de esgotos”. Porque, explica – “se fizer repercutir o custo total às famílias, muitas não vão ter possibilidade de pagar e se não fizer custa-lhe um défice entre um milhão e 1,2 milhões de Euros por ano”.

Do ambiente, à educação, passando pela saúde e ensino superior, João Dinis tece duras críticas às políticas do governo, bem como às opções tomadas a nível municipal, não compreendendo inclusivamente o motivo pelo qual o executivo não optou pela mobilização popular, por exemplo, contra a criação do mega agrupamento e defesa da ESTGOH. “Só o fez nas freguesias porque foram os partidos do governo os responsáveis”, referiu, acusando o atual presidente da Câmara de noutros casos não ter seguido esse caminho porque “sabe das responsabilidades que o PS tem no cartório”.

No que ao Mega agrupamento de Escolas diz respeito, João Dinis não poupa o governo e muito menos a candidata do PSD à Câmara de Oliveira que, pela sua “participação direta” no processo, é hoje “persona não grata e não merece um só voto dos oliveirenses”. Porque, explica, isto é “política criminosa”.

Sem perceber o motivo pelo qual Oliveira do Hospital continua a não merecer o IC6, João Dinis não poupou também o executivo municipal de dar prioridade aos sintéticos, deixando para trás as instalações da ESTGOH, melhorias nas escolas e equipamentos sociais. “Ao fazer dois sintéticos é para ganhar 2-1 a Mário Alves que fez apenas um”, gracejou o candidato da CDU, lamentando que não tenho sido dada prioridade à requalificação da zona histórica e construção do refeitório e balneários para os trabalhadores exteriores da Câmara.

“Obra de mérito” é para João Dinis a do Mercado Municipal e Central de Camionagem, considerando também acertada, mas insuficiente, a verba descentralizada às juntas de freguesia que “deveria ter atingido um milhão de Euros, mesmo no contexto de cortes orçamentais”.

LEIA TAMBÉM

Luís Martins Almeida é o candidato da CDU à Câmara de Oliveira do Hospital

A CDU vai apresentar como candidato à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital Luís Martins …

Dominado fogo que hoje se reacendeu em Tábua

O incêndio florestal que deflagrou na terça-feira no concelho de Tábua, que esteve em fase …

  • Erasmo de Roterdao

    Grande “Jano”..! Eu só não percebo é porque a CDU tem a votação que tem..! Clareza e realismo. Os que andam a prometer a lua sabem bem que a Câmara vai ter dinheiro para os ordenados, água e esgotos. Nada mais.O presidente já alertou. Claro que não vai poder manter estes preços e isso, já foi dito e explicado no local próprio.Espero que o João Diniz seja eleito vereador.O Concelho só tem a ganhar..!