Centro de Oliveira do Hospital vai contar com tecnologia LED ainda este ano

O centro da cidade de Oliveira do Hospital vai passar a ser iluminado através de iluminação LED, graças a um financiamento do “Programa Operacional Temático Valorização do Território” (POVT) que vai comparticipar 85 por cento dos 65.027.84 euros que o município espera investir. “A introdução desta tecnologia no sistema de iluminação pública, que permite obter grandes reduções nos consumos energéticos, vai ser implementada durante o ano de 2015”, garante a Câmara Municipal oliveirense em comunicado.

A introdução da iluminação LED no centro da cidade, segundo a autarquia, vai gerar uma redução de energia em 55.516,50kWh/ano, o que traduz uma poupança anual na factura energética de 7.287,82 euros. A intervenção, numa primeira fase, permitirá instalar a nova tecnologia em mais de 140 luminárias públicas, localizadas no Largo Ribeiro do Amaral, rua do Colégio, rua Professor Doutor Antunes Varela, rua Aurélio Amaro Dinis e rua Professor Doutor António Ribeiro Garcia de Vasconcelos.

A aprovação desta candidatura pelo município, explica o comunicado, encontra-se alinhada com as orientações do Plano Nacional de Acção para a Eficiência Energética e estratégias da Agenda Regional e a implementação do projecto promove a melhoria da eficiência energética no consumo de electricidade, com benefícios económicos, ambientais e sociais.

O Município de Oliveira do Hospital, explica ainda a nota, que conseguiu já reduzir em cerca de 92 mil euros a sua factura energética, através da implementação do Programa de Eficiência Energética (PEF) e aponta que, com as medidas aplicadas em 2014, a poupança anual estimada possa ser superior a 100 mil euros.

LEIA TAMBÉM

José Carlos Alexandrino acusa Governo de discriminação na ajuda pós-incêndios

O presidente da câmara de Oliveira do Hospital acusou o Governo de estar a discriminar …

Presidente da CM de Oliveira do Hospital indignado por FPF esquecer Coimbra e quer jogo de solidariedade da selecção naquela cidade

O presidente da Câmara de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, criticou a Federação Portuguesa …