“Churrasco” ao ar livre provoca incêndio de grandes proporções

Um “grelhado” ao ar livre esteve ontem na origem do maior incêndio florestal registado este ano no distrito de Coimbra.

As chamas deflagram por volta das 15h30 numa zona próxima do restaurante Vale dos Amores, freguesia de Ervedal da Beira, e de acordo com o que referiu a este diário digital o comandante dos Bombeiros Voluntários de Lagares da Beira, António Pinto, consumiram cerca de 47 hectares de floresta.

Segundo fonte da GNR, na origem deste grande incêndio terá estado o descuido de um casal de nacionalidade inglesa que ao preparar uma refeição de grelhados numa zona próxima do restaurante Vale dos Amores, deixou “pegar” o fogo a uma área de “feno seco”.

A partir daí, as chamas começaram a ficar incontroláveis e o incêndio quase transformou a freguesia de Ervedal da Beira num “mar de chamas”. O presidente da junta de freguesia local – Carlos Artur Maia participava, na altura, num almoço-convívio com a população de Ervedal da Beira – explicou ao correiodabeiraserra.com que “as chamas quase chegaram à quinta da Serrana” e “cercaram a capela da Nossa Senhora da Boa Viagem”.

Aquele autarca local, que se viu obrigado a interromper as festividades que decorriam em Ervedal da Beira, adiantou ainda ao CBS online que as chamas chegaram a estar muito próximas de diversas habitações.

“Em menos de duas horas, e apesar das grandes proporções das chamas, conseguimos dominar o incêndio”, referiu ao correiodabeiraserra.com o comandante dos BV de Lagares da Beira, sublinhando que no combate ao incêndio estiveram envolvidos 115 bombeiros de corporações dos concelhos de Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua e Carregal do Sal e, ainda, equipas de sapadores florestais. Determinante foi também a rápida intervenção dos meios aéreos.

LEIA TAMBÉM

Cemitério de Nogueira do Cravo vai ser ampliado

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital aprovou na sexta-feira o alargamento do cemitério de …

LMAN promove “peregrinação” ao Santuário de Nossa senhora das Preces em Vale de Maceira

A Liga de Melhoramentos Desporto e Cultura de Aldeia de Nogueira (LMAN) vai realizar no …