Chuva, vento e trovoada durante toda a semana

Chuva continua, Distrito da Guarda com alerta laranja e Coimbra com aviso amarelo

A chuva promete continuar. Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Vila Real, Viseu, Bragança, Guarda e Castelo Branco estão hoje sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro. O Distrito de Coimbra está sob aviso amarelo, num dia em que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê chuva persistente, trovoadas e vento forte com rajadas da ordem 120 quilómetros por hora nas terras altas.

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) divulgou esta semana um comunicado com alertas e conselhos para os dias de mau tempo. Aquela entidade pede para que se limpem e desobstruam os escoamentos de águas por forma a evitar inundações e aconselha particular atenção aos automobilistas devido ao piso escorregadio e à formação de lençóis de água. É igualmente aconselhado que se evitem atravessar zonas inundadas, uma vez que pessoas e carros podem cair em buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas que ficarão submersas e impossíveis de detectar.

A ANPC alerta igualmente a população para ter especial atenção caso circule permaneça junto de árvores que possam ser derrubadas pelo vento forte, garanta uma adequada fixação de estruturas soltas como andaimes ou placards e que exista cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas e não pratique actividades no mar.

LEIA TAMBÉM

Governo lança hoje financiamento de 36 milhões para recuperar floresta das áreas ardidas, sendo 4 milhões para o Pinhal Interior

O Governo lança hoje concursos faseados de apoio à floresta, por região do país, no …

À Boleia Autor: André Duarte Feiteira

O país da Maria, do Manuel, das cunhas e dos tachos! Autor: André Duarte Feiteira

Que bonito é Portugal! Um país à beira mar plantado, com um clima afortunado e …