Chuva e trovoada regressam este fim-de-semana

Chuva e vento colocam todos os distritos sob aviso amarelo

Todos os distritos de Portugal continental estão nesta quarta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros, que podem ser de granizo, e vento forte, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, os 18 distritos do continente estão sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, devido à previsão aguaceiros fortes, por vezes de granizo, que podem ser acompanhados de trovoada e vento do quadrante sul com rajadas da ordem dos 70 quilómetros/hora. O aviso amarelo para a chuva vai estar em vigor até às 23h59 de quinta-feira e para o vento forte até às 21h00 de quarta-feira.

O IPMA prevê, ainda, no continente céu geralmente muito nublado, apresentando-se temporariamente pouco nublado na região sul durante a tarde, aguaceiros, que poderão ser por vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoada, e rajadas fortes mais prováveis no litoral norte e centro e até meio da tarde.

Está também prevista queda de neve acima dos 1200 metros de altitude, vento moderado do quadrante sul, soprando moderado a forte de sudoeste no litoral e nas terras altas das regiões centro e sul e com rajadas da ordem de 70 quilómetros/hora e pequena descida da temperatura máxima.
Aliás, as estradas de acesso à Torre, o ponto mais alto da Serra da Estrela, continuaram cortadas até às 08h00 desta quarta-feira devido à queda de neve, segundo uma fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) da Guarda. De acordo com o CDOS, às 07h45 mantinham-se fechadas as ligações entre Piornos/Torre e Torre/Lagoa Comprida devido às condições climatéricas adversas, não existindo previsão para a reabertura.

Em Lisboa, Évora, Leiria, Braga e Viana do Castelo prevê-se uma máxima de 16 graus Celsius, no Porto e em Coimbra 15, Castelo Branco 14, Guarda 9, Bragança, Vila Real e Portalegre 12, Faro 19, Beja, Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Santa Cruz das Flores 17 e Funchal 20.

publico/lusa

LEIA TAMBÉM

Acessos à Serra da Estrela cortados devido à queda de neve

Algumas estradas de acesso à Serra da Estrela estão hoje de manhã cortadas devido à …

Neve corta estradas ao maciço central da Serra da Estrela

As estradas de acesso ao maciço central da Serra da Estrela estão cortadas devido à …