Outono chega amanhã marcado pela chuva e trovoada

Chuva forte até à madrugada de sexta-feira

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê, para esta quinta-feira, no continente, a continuação de precipitação forte, acompanhada por trovoadas, uma situação que deverá persistir até à madrugada de sexta-feira. Há 11distritos sob aviso laranja.

“O território do continente está sob a ação de uma massa de ar quente (…) associada a uma depressão numa vasta região depressionária sob o Atlântico e que está quase estacionária. Essa massa de ar vai atravessar o continente durante o dia de hoje nas regiões do norte e centro e na região sul permanecerá a partir do final do dia e até à madrugada de sexta-feira”, explicou a meteorologista Maria João Frada, sublinhando que esta situação levou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a colocar 11 distritos do continente sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, e outros sete e a Madeira a amarelo, por causa da chuva e do vento.

“O que se prevê para hoje são períodos e chuva ou aguaceiros por vezes fortes, acompanhados por trovoadas e rajadas fortes”, declarou.

jn.pt

Maria João Frada adiantou que durante a noite, o IPMA registou valores mais intensos de precipitação na região do Vale do Tejo, numa linha que entrava pela zona da Grande Lisboa e Setúbal, que afetou o distrito de Setúbal e parte do norte de Évora e Portalegre.

“Gradualmente a precipitação vai estender-se para norte e prevê-se que afete as regiões do norte gradualmente a partir do início da manhã. A precipitação nesses distritos vai aumentar de intensidade. Para já, os distritos que inspiram mais cuidado são os do litoral, nomeadamente Lisboa, Coimbra, Aveiro e Leiria e depois, mais para meio da manhã ou início da tarde, também os do norte”, referiu.

A meteorologista adiantou ainda que a situação vai gradualmente estender-se, à tarde, ao Baixo Alentejo e ao Algarve, mas, “em princípio”, com menor intensidade.

Quanto a sexta-feira, Maria João Frada disse que a situação “estará ultrapassada”, prevendo-se ainda chuva, mas já com abertas.

O IPMA colocou sob aviso laranja os distritos de Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Santarém, Portalegre, Lisboa, Setúbal e Évora.

Também a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) emitiu, na quarta-feira, um alerta amarelo para todo o continente devido ao mau tempo e que vigorará até às 20h00 desta quinta-feira.

LEIA TAMBÉM

IMT vai recorrer de decisão que declarou ilegal fecho de centro de inspecção automóvel de Seia

O Instituto de Mobilidade e Transportes (IMT) anunciou que vai recorrer das decisões judiciais que …

Dez detidos em Seia por tráfico de droga

A GNR de Gouveia deteve, entre os dias 1 e 3 de Setembro, oito homens …