Chuva, vento e trovoada durante toda a semana

Chuva forte coloca distritos da Guarda e Coimbra em alerta amarelo e existe perigo de cheias

Nove distritos de Portugal continental, incluindo Coimbra e Guarda, vão estar na sexta-feira e no sábado sob ‘Aviso Amarelo’, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de chuva persistente e por vezes forte, informou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Aveiro, Viseu e Castelo Branco também são distritos sinalizados.

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) dá conta de um “agravamento das condições meteorológicas” para os próximos dias e chama a atenção para a “possibilidade de inundações rápidas em zonas historicamente vulneráveis, mais prováveis nas bacias de vários rios, entre eles o rio Mondego, não sendo de excluir situações de cheias provocadas pelo aumento de caudal das principais linhas de água”.

A Protecção Civil adianta também que as condições de saturação dos solos favorecerem a possibilidade de ocorrência de deslizamentos em zonas de declive mais acentuado. Para os próximos dias, está também previsto vento forte, chegando aos 70 quilómetros por hora no litoral e terras altas, e queda de neve acima de 1000 metros de altitude nas regiões do norte e centro, podendo ocorrer abaixo da cota de 800 metros no domingo.

Tendo em conta as condições meteorológicas, a ANPC alerta para o piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água e gelo, além da possibilidade de cheias rápidas em meio urbano, inundações e queda de ramos ou de árvores devido ao vento mais forte. A Protecção Civil, como medidas preventivas, recomenda à população para adoptar uma condução defensiva e reduzir a velocidade, desobstruir os sistemas de escoamento das águas pluviais, colocar correntes de neve nas viaturas e não atravessar zonas inundadas. Pede igualmente, garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, não praticar actividade relacionada com o mar e ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira, zonas ribeirinhas e áreas com árvores são outras das recomendações da ANPC.

O IPMA prevê para hoje no continente, contudo, céu muito nublado ou encoberto, temporariamente com abertas durante a tarde, períodos de chuva fraca ou chuvisco, que será moderada no Minho e Douro Litoral e nas regiões montanhosas até ao final da manhã, e pouco frequente a partir do meio da tarde.

LEIA TAMBÉM

Incêndios causaram mais de 10 milhões de euros de prejuízos em Seia

Os prejuízos financeiros causados pelos incêndios dos dias 15, 16 e 17 de Outubro no …

idosos

Idoso desaparecido em Trancoso

Os Bombeiros e a GNR estão a procurar um homem de 90 anos que foi …