CISE quer transformar Mata do Desterro de Seia num bosque

O Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE) vai iniciar o novo ano com uma plantação na Mata do Desterro, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela. A acção, integrada no projecto de recuperação ambiental desta área florestal protegida, decorre no próximo dia 3 de Janeiro, e a organização do evento apela a todos aqueles que se possam juntar à iniciativa que ajudem a reconverter a mata existente num bosque.

A Mata do Desterro, recorde-se, foi cedida, em 2007, pela EDP, por um período de 50 anos, ao Município de Seia, tendo em vista o aproveitamento dos recursos existentes no local para o desenvolvimento de actividades de investigação, educação ambiental, turismo e lazer. É uma área com cerca de 136 hectares, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, florestada essencialmente com pinheiros, acácias e eucaliptos.

O projecto pretende reconverter a mata existente num bosque com características idênticas às existentes no andar fitogeográfico em que está inserido, através de acções de abate selectivo e gradual de espécies exóticas e de plantações ou sementeira de espécies autóctones.

O local é igualmente apreciado por quem gosta de caminhadas, sendo servido por três percursos pedestres, com diferentes graus de dificuldade, que permitem apreciar a fauna e a flora da mata.

LEIA TAMBÉM

Acidente na unidade da Sonae em Oliveira do Hospital amputou braço a um funcionário

Um acidente de trabalho na unidade industrial da Sonae, em S. Paio de Gramaços, provocou …

Dominado fogo que hoje se reacendeu em Tábua

O incêndio florestal que deflagrou na terça-feira no concelho de Tábua, que esteve em fase …