Estatuto editorial

ESTATUTO EDITORIAL DO CORREIO DA BEIRA SERRA

O Correio da Beira Serra é um projecto online de informação geral fundamentalmente local.

O Correio da Beira Serra existe para servir os leitores. Entendemos que as publicações de natureza informativa devem ser independentes do poder político e do poder económico, porque só assim cumprem a sua função perante a sociedade onde existem.

Não concebemos, portanto, a linha editorial do Correio da Beira Serra como um instrumento ou um meio no serviço de determinados objectivos, mas como instituição autónoma, através das quais os cidadãos possam, em liberdade e com pluralismo, procurar o esclarecimento de que necessitam.

O Correio da Beira Serra é, como tal, independente dos poderes políticos, económicos e religiosos.

O Correio da Beira Serra tem como princípio geral a defesa da liberdade de expressão. Considera que a liberdade prevalece sobre os interesses de grupos organizados. Defende que o Estado deve garantir os direitos dos mais desprotegidos, através da regulação, fiscalização e punição dos faltosos.

O Correio da Beira Serra faz do rigor, da seriedade e da honestidade intelectual o seu activo mais importante. Rejeita o sensacionalismo e o facilitismo na procura e tratamento da informação. Só assim, consideramos, teremos a confiança dos leitores que respeitamos acima de tudo. Estamos conscientes de que eles aceitam e desculpam que erremos, mas que não nos perdoariam se, deliberadamente, os enganássemos.

Esta publicação reserva-se o direito de definir as suas prioridades informativas, mas sempre regidas exclusivamente por critérios de interesse público, de relevância e de utilidade da informação. De igual forma, rejeita qualquer tipo de censura ou limitação à liberdade de informar.

O Correio da Beira Serra não abre mão de ter opinião, de suscitar e promover o debate. Mas estas matérias serão sempre claramente identificadas, para não se poderem confundir com a matéria informativa.

O Correio da Beira Serra pretende oferecer aos seus leitores informação que os ajude no desenvolvimento individual e colectivo, material e intelectual.