CM de Oliveira do Hospital cobra taxa máxima de IRS, Góis e Arganil devolvem totalidade da verba aos munícipes

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital vai manter a taxa máxima de IRS (5 por cento), segundo o mapa de transferências para os municípios incluído na proposta de lei do Orçamento do Estado (OE) para 2015. Com esta medida o executivo liderado por José Carlos Alexandrino vai realizar um encaixe de 406 294 euros, mais 90 148 euros que em 2014. Uma posição contrária àquela que foi assumida pelos municípios de Góis e Arganil que optaram por abrir mão da totalidade do montante a que tinham direito a favor dos cidadãos dos seus concelhos. Miranda do Corvo, por seu lado, no Distrito de Coimbra, é outra das autarquias que optou por não cobrar o máximo, devolvendo um por cento aos munícipes.

As autarquias que abdicam da totalidade das receitas do IRS são a Mealhada (Aveiro), Idanha-a-Nova e Oleiros (Castelo Branco), Arganil e Góis (Coimbra), Alcoutim (Faro), Manteigas e Sabugal (Guarda), Gavião (Portalegre), Ponte de Lima (Viana do Castelo), Boticas (Vila Real) e Resende (Viseu).

Da lista, comparativamente a 2014, saem do grupo de municípios com percentagem de zero por cento (que não recebem) Vieira do Minho (Braga), Crato (Portalegre) e Sabrosa (Vila Real) e entram no conjunto dos mais solidários os concelhos de Arganil e Góis (Coimbra) e Idanha-a-Nova (Castelo Branco). Arganil e Idanha-a-Nova recebiam do Estado a percentagem máxima (5 por cento) e, ao passarem para zero, abdicam de receber em 2015 cerca de 227 mil e 214 mil euros, respectivamente. Já Góis, que recebia 2,5% (26 mil do máximo de 52 mil euros a que teria direito, em 2014, se tivesse optado pela taxa máxima), irá abdicar, em 2015, face ao aumento da colecta de IRS, de uma receita de cerca de 79 mil euros em favor dos seus munícipes.

LEIA TAMBÉM

ANCOSE ajuda a salvar queijo Serra da Estrela com reforço dos rebanhos

A Associação Nacional de Criadores de Ovinos Serra da Estrela (ANCOSE) reforçou os rebanhos dos …

Autarcas avançam para tribunal para travar fecho dos CTT nas Beiras e Serra da Estrela

A Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE) anunciou hoje que vai avançar …

  • Tó de Lagares

    Ilustres amigos, caso seguissem o caminho das autarquias de Góis e Arganil, tanto os bombeiros aqui da localidade, como outras associações concelhias, não necessitavam de andar a vender rifas e outros afins para adquirir material. 400 mil euros, distribuídos pelas colectividades, davam para fazer maravilhas, que tanto este povo merece. Mas é compreensível, há ordenados para pagar, e muitos, pelo que me chegou as encomendas que estão para chegar à CMOH esmifram essa quantia em meia dúzia de meses…Boas opcções políticas…

    • Confuso

      Não compreendi!!!
      O que tem a ver a venda de rifas com o IRS?
      Pergunta lá por Arganil de que modo é que eles ajudam as Associações?
      Por exemplo, quando morreram dois bombeiros e ardeu um carro de Coja, a Câmara de Oliveira ajudou os bombeiros de Coja com o mesmo montante que deu Arganil (10.000€).

  • Sr. Viegas

    E os assessores, e as esteticistas, e os amigos, vivem do ar? Já está outra fornada para entrar no burgo, deixem-se disso, os boys precisam de viver, o IRS faz falta ao povo, mas sem ele os que enchem o papo ficavam sem milho…Isto, é só mais uma…

  • Combate

    Ao único que não alinhou e que não se esqueceu dos compromissos,dizem que é desconhecido, raivoso etc. Não ha nada nem defeito que nao tenha..! Cambada..! Vamos prá Gala da BOLA !!!

  • Combate

    Os “avençados da Kembra” não têm nada a dizer sobre esta medida do “TUDO PELAS PESSOAS”? :Então não querem que lembre as intervenções: “se tiver que deixar obras por fazer deixo” Comigo as pessoas estão em primeiro”.Vão ver as actas..! Pantomineiros..! Depois que sentam os rabos nas cadeiras esquecem-se de tudo..!Afilhados para dentro..! Dá-lhe Bola e festas..!

  • Sr. Viegas

    Em Dezembro vem mais uma Gala ou uma tainada porque é Natal, em Janeiro para comemorar o novo ano, em Fevereiro porque é Carnaval, em Março vão reconhecer um camarada, em Março se não há inventasse, em Abril comemoram as chuvas(aprenderam com os persas), em Maio pagam-se um almoços na feira do queijo, em Junho (que a pinga começa a apetecer) festa rija, em Julho continuamos a largar foguetes, em Agosto (data de eleição) vem a Expoh e revêm-se os velhos camaradas: “-Camarada Augusto, que bons olhos o vejam, então sempre aumentaram a água?” “-sim, sim, teve que ser, mas também conseguimos aumentar o saque no erário publico, a balança está equilibrada”. Assim vamos, até onde conseguirmos aguentar!

  • Combate

    Enao não há..! É a celebre festa do queijo, que dá direito a almoço e, para alguns, a jantar transporte e dormida…Para alguns…

  • Falhanços do PSD

    Isentar de IRS todos os munícipes apenas privilegia os mais ricos.
    Quem mais ganha, mais paga de IRS, talvez por isso estejam aqui uns burgueses a defender que deveriam isentar todos os munícipes.
    Questionem é o Governo pelos sucessivos falhanços financeiros, pela falência do BES, pelo desaire na PT e por conseguinte pelo enriquecimento ilícito de ex-governantes afectos ao PSD

    • Combate

      O Governo, na PT? E o Sócrates, que se meteu e arranjou esta “bela solução? Vergonha na cara..!

      • PSD bom

        Pois sim, foi o Sócrates que investiu na Rioforte.
        Por mim construía uma estátua ao Ricardo Salgado como grande vítima.
        Quando temos um Presidente da Republica que homenageia Durão Barros, está tudo dito.

        • Combate

          Há quem insita em ser parvo..! O Belmiro não fez uma OPA à PT? Como é que acabou? Quem interferiu? Como é que está a PT? Quem é que tratava o Presidente do BES por “O Ricardo”..?

          • Oliveira e Costa

            Para resolver o assunto só há que criar um PSD-bom e um PSD-mau.

  • CBS de outra era.

    O face por vezes surpreende-nos.
    Afinal há por aí muitas placas desactualizas!
    Não são só nos parques infantis, mas também em pracetas de ilustres Oliveirenses.
    Será que paga a licença à Câmara pela publicidade?
    Para quem se diz ser o exemplo, deixa muito a desejar.
    Vão lá arrancar a placa.

  • Combate

    Porque é que a deixaste lá..? Dá-te publicidade de borla e ainda reclamas?Se não cumpre a lei…claro, arranacar. Já agora o CBS é grátis precisa de publicidade para quê..?

    • Gosebusters

      Estou a ver que há mais do que um fantasma por aqui!
      Fartam-se de disparar balas no escuro.

      Se fosse uma placa da Câmara já dava para fazer meia dúzia de notícias com o mesmo assunto.

  • Placas

    Se o CBS de outra era e o Combate Lopes metessem a placa no rabo também não era mal pensado.

  • Combate

    “Solérias”: Querias a noticia do bom desempenho da Câmara por estar nas melhores 55 e , agora, não vens comentar como é que isso se consegue? O Povo levou com 67% na água.Leva com o máximo do IRS, que nem costumava pagar, leva com as taxas na escola. Com 20 mil a pagar as asneiras qualquer um é bom gestor. Diz-me cá uma coisa. Está alguém no executivo da Câmara que tenha criado um posto de trabalho , por eles? Quem..? Sempre viveram todos de emprego público. Sempre à “moá”…Façam de contas que vão mijar e desimpeçam a porta…Acham que nasceram para esta vida..?

    • lopitos

      Mas ó combate insolvente Lopitos. Fazes tanto basqueiro mas Tu por acaso és exemplo para alguém? Trata é de tomar decisões e soluções porque as pessoas não se governam com a tua falsa moral. Já reparaste que ninguém te liga?

      • Politicalex

        Tu ligas..! Deixa-te de Lopes e diz-me como é que esta “Câmara maravilha”, que é sempre melhor que as outras, nos cobra o máximo que a lei permite em IRS. Não é das que menos deve? As famílias não estão com dificuldades? Então? Ouviste a decisão da Câmara de Viana do Castelo? Eles, identificaram 42% da população escolar com dificuldades sérias e 34% nas creches. E estão no litoral. Qual é a percentagem em Oliveira, sabem? Que medidas tomaram? A única que conheço foi a cobrança de uma taxa de 6,5 euros. O que vejo é o anuncio da feira do porco e da gala da bola..! São as grandes preocupações do momento. Deixem lá o Lopitos que foi o único que teve vergonha e não traiu o nosso voto..Por isso vos incomoda tanto..!

  • Guerra Junqueiro

    Mais uma vez, se vê quem realmente algo faz pelas pessoas. Aqui, o “tudo pelas pessoas” só serviu para ganhar as eleições, vilipendiar os desfavorecidos e empregar os que abanaram a bandeira.
    Está mais do que na hora, de o Sr Presidente apresentar os devidos pedidos de desculpa à população enganada, e a todos os que embairou, nomeadamente ao legal Presidente da Assembleia Municipal, Sr António Lopes.

    Cumprimentos
    Guerra Junqueiro

  • verde com o PSD e CDS

    VIVA A FISCALIDADE VERDE!

    Mais uma medida do PSD e CDS para nos sacar mais dinheiro.
    Tantas família a passar dificuldades e o Governo tira-nos cada vez mais.

  • Lopetegui

    ABRE OS OLHOS LOPEZ, HÁ POUCO AS TUAS “10 PERSONALIDADES MAGNÍFICAS”, ESTAVAM A GOZAR CONTIGO À BRUTA E A ROMPER-TE NA CASACA.
    RIAM ATÉ REBENTAR E UM DIZIA PARA TEREM CUIDADO, PARA TU NÃO PERCEBERES, POIS PRECISAM MUITO DE TI, POIS ANTES DE TE DESCARTAREM, QUEREM QUE LARGUES ALGUM E O OUTRO DIZIA ASSIM ” MAS LARGAR O QUÊ ? NÃO TEM NADA, A ÚNICA COISA EM QUE PODEMOS UTILIZA-LO É A MALDIZER TUDO E TEMOS QUE O PICAR E DIZER QUE ELE É O MAIOR E É DEIXA-LO IR QUE ELE SOZINHO FAZ TUDO.

    • Adjunto de Ordens

      Não é nada que os “bons” não tenham feito..! Bem sabes que o homem é bom de levar à certa…Esses foram com muito menos motivos. E estavam bem mais seguros. Ainda queres apostar os 6 meses..? Consta-me que anda tudo muito nervoso..! Nem dormis a pensar no “Lopetegui”..! É preciso maior prova que ele vos tira o sono? E também vos vai tirar a “chucha”..! As duas da manhãm é natural que já não enxergues grande coisa..!