CMOH deixa de pagar renda das instalações da BLC3, pode abandonar a estrutura e quer ver resultados do investimento que lá realizou

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital já informou o proprietário das actuais instalações da BLC3 que deixará de pagar a renda a partir de 31 de Dezembro. O presidente da autarquia, que respondia a uma pergunta do vereador do PSD João Brito, espera que aquele centro tecnológico proceda à mudança para as novas acomodações em Lagares da Beira até aquela data ou durante o mês de Janeiro. José Carlos Alexandrino frisou ainda que, no seu entender, a BLC3 já tem maturação suficiente para gerar receitas próprias para fazer o seu percurso e que está na altura de começar justificar todo o investimento que o município por lá realizou.

“Quero resultados. Tem de haver retorno para a região. Depois de lhe darmos as bases, a BLC3 tem de começar as gerar as suas próprias receitas e justificar ao concelho o investimento que lá foi feito. Já teve tempo de crescer para poder trilhar o seu caminho”, referiu José Carlos Alexandrino na reunião de Câmara de hoje, ao mesmo tempo que não escondeu que a possibilidade do município abandonar a participação naquela estrutura. Um tema que se poderá colocar nos próximos tempos. Tudo dependerá de uma análise que irá ser feita. “A Câmara Municipal tem dinheiro na BLC3 e temos de ver se a sua dívida afecta ou não as nossas contas. É um caso que veremos proximamente”, disse.

O autarca explicou que a Câmara Municipal, apesar da participação que detém, não se intromete na gestão daquele pólo, sublinhando mesmo que ele próprio nas últimas eleições abandonou o cargo de presidente da Assembleia Geral da instituição. “O município faz um tipo de subsidiação como acontece com outras instituições do concelho. Não influencia a gestão, nem quer influenciar”, esclareceu, garantindo, por exemplo, que apesar de lhe perguntarem repetidas vezes [numa aparente alusão às questões do eleito António Lopes] desconhece 90 por cento das pessoas que lá trabalham.

Esta última afirmação não agradou ao vereador do PSD, para quem o problema dos colaboradores da BLC3 só se colocou a partir do momento em que os lugares começaram a ser preenchidos por pessoas ligadas ao Partido Socialista, aquele que suporta José Carlos Alexandrino na presidência da autarquia. O vice-presidente, Francisco Rolo, negou de imediato. “Não é verdade, não é verdade”, retorquiu, ao que João Brito respondeu que poderia de imediato citar seis ou sete nomes. “Mas não me parece elegante fazer isso”, rematou o único vereador do PSD. José Carlos Alexandrino reforçou a sua tese enumerando as pessoas que conhece na da BLC3: uma directora financeira, António Campos, João Nunes e Ana Freitas. “De resto não sei quem lá trabalha, a Câmara não tem lá nenhum funcionário e quando fala que estão lá colocadas pessoas do PS, também dizem que há por lá gente do PSD. Não quero ir por aí”, rematou.

As remodelações que estão a ser efectuadas nas antigas instalações da ACIBEIRA, em grande parte por apoios comunitários conseguidos pela BLC3 (o espaço será onde ficarão as suas futuras instalações), foram enaltecidas por José Carlos Alexandrino. Segundo o autarca, a Câmara acabou por adquirir os terrenos por 150 mil euros porque considerava “aquele espaço um monstro que envergonhava o concelho” e a BLC3 resolveu um dilema à autarquia que ao adquirir os terrenos “herdou também um enorme problema”.  “Agora temos esperança que nasça ali um grande centro de negócios e tecnológico que seja um pólo de desenvolvimento para o concelho”, rematou.

LEIA TAMBÉM

Caça praticamente proibida no concelho de Oliveira do Hospital até Maio de 2018

A caça está proibida até 31 de Maio de 2018 nas zonas consumidas pelos fogos, …

Capoula Santos apresentou em Oliveira do Hospital novas medidas de apoio aos agricultores afectados pelos fogos

O Ministro da Agricultura apresentou, ontem, em Oliveira do Hospital, as novas medidas de apoio …

  • António Lopes

    Pois… Já agora, convinha.Estar a dar dez mil euros mês, para empresas com 49% de privados, é capaz de precisar algum esclarecimento.Se mais não for para ver se atingimos o 1º lugar no ranking da transparência e para os munícipes saberem onde é gasto o seu dinheiro..! Só me gozam..! E por falar em transparência será que, mais logo, alguém me diz onde param aqueles trabalhadores que não constam das listas que me enviaram e que, parece, já não recebem há algum tempo.? Se me esclarecerem são capazes de subir aí para décimos..!

    • mama aqui

      Já agora! tenho uma muito boa para ti!
      O Sr. Lopes que tanto mamou naquela Câmara, e tanto pagou para ter favores, vê se agora sem dinheiros e sem “amigos”.
      O Caga milhoes, que ja veio de outros lados corrido, não vai agora mamar noutra teta porquê?

      A mim parece-me estranho que gostes tanto da BLC3.

      Quiseste ir mamar àquela teta mas levas te um coice, bem mandado do Presidente da BLC3.

      • António Lopes

        Olha lá: e podes dizer o que foi e em que teta mamou o Lopes? A única coisa que eu ouvi dizer que ele aproveitou por aí, foi umas coisas que caíram dum saco azul, ali na Cordinha..! Se souberes de mais alguma coisa o Lopes gostava de saber o que foi..Com a idade está a ficar esquecido…Vê lá que até “perdeu” três pontos da ordem do dia que só os encontrou na Assembleia com mais quatro novos que lá meteram à pressão.Enquanto andas a ver se safas o teu Vê é se fazes aquilo para que te pagam.O teu chefe antes também queria dar uma estátu a ao Lopes e fez-lhe uma homenagem em Vila Franca.Agora como levanta a “gamela” ficaram muito irritados…Tu e ele apresentem provas do que dizeis como ele apresenta documentos da “boa governação” que fazeis. Ao outro chamou-lhe cobarde na cara.A ti fica aqui.Veste calças e põe o nome.

      • António Lopes

        Ó “MAMA” “SÈRIO”: Eu sei que vos custa muito ter que lidar com um “desonesto” .Esta, por acaso, até me passou ontem. Sozinho a alertar aquelas quarenta (más) consciências, não é tarefa fácil.Mas como felizmente existe esta tribuna com muito mais assistência e gosto muito de cumprir a missão que me foi confiada pede lá ao honestíssimo e honorabilíssimo Presidente de Câmara que diz que eu atento contra a honestidade das pessoas que me explique, nos explique isto:

        Ontem, como ponto VI da ordem do dia, decidiu-se sair da “Municípia EM. SA” com sede em Oeiras onde o Município de Oliveira detém 0,15%..! Leste bem? (Zero quinze por cento), no valor de 4 985 01 euros, porque pode trazer responsabilidades.. Também se decidiu, pelos mesmos motivos e no mesmo ponto,sair da Associação de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Distrito de Coimbra, com encargos anuais de 1 745 ,78 euros. (Mil setecentos e quarenta e cinco euros).
        Explica-me lá, que eu sou “burro e desonesto” e pergunta ao “inteligente e sério” Presidente da Câmara, como é que o Eng.João Nunes tem 49% de duas empresas da BLC, compradas por 490 euros cada uma, onde a Câmara mete dez mil euros por mês, paga a renda a luz e afins e entregou a antiga Assibeira, sem vir e ser aprovado pela Assembleia Municipal. Achas que essas decisões são legais? “Honestas já sei que sim” hehehehe.Chamem-me o que quiserem, gozem o que quiserem.Mas eu quero chegar ao primeiro lugar da transparência.É para isso que me pagam e mamo a tal “teta e mama” de 68 euros de três em três meses, que ofereço..Mas ninguém me obrigou.Estou lá porque quero e gosto e vou cumprir a missão que me confiaram, por muito que isso vos desagrade e complique a vida…Chamem-me nomes que eu gosto.Explica lá isto à gente.És capaz? Sabes, contra factos não há argumentos.Para vender 0,15%, uns trocos, tem que ir à Assembleia Municipal.Para vender 49% onde se gastam milhões, não sei quem decidiu nem quem autorizou..!Logo é ilegal..! E ninguém anda a “mamar”..! Imagina se andassem..? Sabes aqui o ” blog” tem um problema.Aqui não há Rodrigues Gonçalves para cortar a palavra a ninguém.Escreve o que te apetecer..!De preferência explica-me esta dúvida.Já que eles não foram capazes…explicas..!

  • Atento

    Eu tenho um pavilhão para arrendar em Lagares por 5000€.
    O prazo de saída para lagares era 31 Dezembro de 2015. Não é novidade ir deixar de pagar se vão sair. Que notícia interessante tem a câmara para dar…

    • António Lopes

      Pois… eles acham que somos todos burros.Hoje foi dito que venderam 49% da BLC Evolution por 490 euros!!! mas que é para regressar..! E se não houvesse quem “partisse a loiça”, era para regressar mesmo..? Ou era para “preparar a cama” para alguém? Disseram-me porque não vou lá? É verdade que a lei me permite ir sem ser convidado e sem avisar.Mas cultivo regras de boa educação.O problema é:Porque não me convida o Senhor Presidente da Assembleia Municipal, o unico com poderes para o acto, depois de convite do Presidente da BLC3..? Fico à espera..Já o disse, esta tarde na AM. Entretanto, semter a coragem de dizer o nome o Senhor Presidente da Câmara tentou conspurcar o meu bom nome.E quando o convidei a dizer a quem se referia não foi capaz.Mas eu já lhe disse e repito, que nunca trouxe a Judiciária atrás de mim..! Ora, a Judiciária, não costuma andar atrás de quem vai à missa..!

    • coco_de_ jornal

      Sabes que te digo atento…
      Devias era andar atento as falcatruas do Lopes.
      Daqui a nada esta a mamar na tua teta ou sabe-se la em que!

  • António Lopes

    Ontem depois da AM vários membros me vieram dizer que já tinham saudades do antigo presidente…A tendência para o “frete” do actual presidente em exercício já começa a incomodar.Ou tem grandes dívidas políticas para pagar ou está com grandes expectativas pelo desempenho do cargo.Só conhece as leis e o regimento para aplicar à oposição, com especial carinho para o presidente eleito.Registo a atitude do Nuno Filipe,Presidente da Junta de Oliveira e Gramaços.É a segunda vez que diz ao presidente a postura que se deve ter.É por essas e outras que ainda vale a pena continuar e lutar. O que se passou com a documentação para esta Assembleia e o que se passou nela, envergonha a democracia.Quando são confrontados com a realidade partem para a ofensa.Depois de 13 anos, nos últimos 20, no governo, lá vieram cheios de oportunismo reivindicar médicos e os ICs.Se estão na Câmara e no Governo não é melhor pouparem as energias e resolverem os problemas? O que é que falta? Só se for a vontade que faltou ao Guterres e ao Sócrates.Fizeram A8 e A6 para estar às moscas, podiam ter feito esta que era mais útil e mais barata…Como lhes disse ontem e para que conste,eles vão fazer coisa nenhuma.E também para que conste fui acusado pelo líder do PS de “estar a deixar cair os braços pelo Concelho”.Não é bonito e não fica bem mas, tive que dizer ao senhor que pelo Concelho, já tinha despendido mais de um milhão do meu bolso. Eu já me contentava se comprassem as lonas e os geradores aos preços normais, e cumprissem com as boas regras da democracia.Outra vez 50 000 oo euros para apoio ao às bolsas do ensino superior, outra vez 40 000 00 para o apoio à natalidade, outra vez um aumento de 300 mil para festas e bola, num total orçamentado de um milhão e meio de euros.É esta a prioridade e a boa governação desta gente…

  • António Lopes

    A entrevista do Senhor Presidente à Boa Nova é um caso de estudo e não só.Cada dia a coisa fia mais completa e complicada..! Então venderam 49% , só a Câmara é que tinha uma quota dessas e o presidente da Câmara e da Assembleia Geral da BLC não soube de nada? Então quem é que assinou e aprovou a venda? Fosse quem fosse é ilegal porque tinha que ser autorizado pela Assembleia Municipal. Agora o presidente da Câmara e da Assembleia Geral da BLC não saber, essa é um caso de estudo… e de outras coisas mais..!Não sabia, ou convém dizer que não sabia? Eu pergunto: Quem é que autorizou e assinou a venda..? Saiu o Boletim Municipal Como de costume, não me foi enviado.Lendo no sitio da Câmara, nesta natalícia quadra, lendo o que li, fez-me lembrar o tempo da “outra senhora”. Tudo “a bem da Nação” . Não posso deixar de reflectir com sentimento cristão..!” Perdoai-lhe Senhor”! As voltas que o Mundo dá…”Volta Mário Alves.Estás perdoado”..! “Atrás de mim virá quem fará de mim bom”..! E fazem..! E tendo eles dito o que disseram, até imagino o gozo..!

  • estudo

    “Volta Mário Alves que estás perdoado”????? Ó Lopes! Não serás tu um caso de estudo? Que personalidade!

    • António Lopes

      Acho que não.Eu, continuo a lutar contra todas as “debilidades” ,independentemente da natureza das mesmas. Quem andou a escrever e a dizer mal dele e agora faz pior é que deve rever as suas posições.Eu acho que ele caiu e bem. Só que,comparativamente. MA deixa Alexandrino a milhas…em tudo..! O que muito me dói.Eu a ser estudado, só se for pelas opções.De facto, até eu me irrito com tamanhas falhas…Bem tudo não.No risinho,na hipócrisia, nas festas e na bola, o Alexandrino ganha…

  • É Só Cagunfa

    O Nosso presidente anda tão acagaçado que em resposta às muitas “descobertas da careca” que lhe fizeram, contratou os jornais dos três mil ano, todos, para lhe cantarem as hossanas. De tanto que mente mais se enterra . A ele e aos outros. Vir dizer que não sabia que as BLCs tinham sido vendidas só pode dar prisão para alguém.De tal maneira anda que foi oferecer emprego ao líder da oposição que, por ter mais vergonha que ele e para não comprometer o futuro político, não aceitou…O homem pensa que são todos como ele..!

    • Ai como a coisa anda.

      Não aceitou? Não acredito, anda a bater-se a qualquer coisa.
      Qual foi o emprego que lhe ofereceu? Porteiro?