Home - Região - Freguesias - Com 40 utentes, Lar de Ervedal da Beira vai ser inaugurado dia 20 de Maio
A funcionar desde o dia 2 de Janeiro deste ano, o lar de idosos de Ervedal da Beira vai ser inaugurado na próxima terça-feira, 20 de Maio, numa cerimónia que contará com a participação do Bispo de Coimbra Albino Cleto.

Com 40 utentes, Lar de Ervedal da Beira vai ser inaugurado dia 20 de Maio

Imagem vazia padrão

 

Ao correiodabeiraserra.com, o padre Luís Costa explicou que para terça-feira foi definido um programa que ocupa todo o dia, sendo que a inauguração tem hora prevista para as 11h30, depois da celebração da eucaristia. O director do Centro Social e Paroquial de Ervedal da Beira já deu como confirmada a presença de entidades locais, mas disse ainda não ter tido qualquer resposta por parte do Governo.

No quinto mês de actividade, o lar de Ervedal da Beira dá resposta a 40 utentes, mas pretende a breve prazo poder chegar aos 45 e, mais tarde aos 50, fazendo uso total da sua capacidade física. Pese embora o número significativo de utentes institucionalizados, esta Instituição Particular de Solidariedade Social sente a pressão de uma longa lista de espera. Explicou contudo que alguns casos não são para entrada imediata, mas que “há uns quatro ou cinco utentes para entrada urgente e que deverão ser institucionalizados na próxima vaga”.

Do lado do governo, o Lar de idosos de Ervedal da Beira conta apenas com uma dúzia de acordos de cooperação, embora Luís Costa espere ainda este ano ver esse número aumentado.

O investimento de um milhão e 300 mil euros está a ser suportado pela IPSS – contraiu empréstimo com a Caixa de Crédito – que também contou com o apoio de 150 mil euros cedido pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, e de 100 mil euros oferecidos pelo empresário e benemérito António dos Santos Lopes. Para além disso, foi significativo o envolvimento da comunidade local na angariação de fundos para que a nova resposta social se tornasse realidade naquela que era considerada como uma zona “totalmente a descoberto”: a Cordinha.

O novo edifício prolonga as instalações do Centro de Dia e ocupa o edifício do Solar Marquês Sá da Bandeira, pertença da Câmara Municipal que cedeu o direito de superfície àquela IPSS para o fim explícito de lar de idosos. Dotado de 28 quartos, quatro salas de convívio, áreas de serviço, consultório médico, lavandaria, gabinetes de acção social e administrativos, uma cozinha e refeitório com capacidade para dar resposta a 90 pessoas, o novo lar de idosos do concelho é – segundo Luís Costa – um equipamento de referência.

Para além do apoio a idosos, a nova valência do Centro Social e Paroquial de Ervedal da Beira contribuiu para a empregabilidade na Cordinha. No total, foi criada mais uma dezena de postos de trabalho, com a particularidade de os mesmos serem ocupados por pessoas da Cordinha.

LEIA TAMBÉM

Candidato do PSD a Travanca promete “um presidente para todos os dias e não apenas para o fim-de-semana”

O PSD apresentou ontem publicamente a lista candidata à Assembleia de Freguesia de Travanca de …

Festival “Origens” de Travanca de Lagos agendado para o próximo fim-de-semana

Os Jovens da Liga de Travanca de Lagos apresentam, de sexta-feira a domingo, mais uma …