O serão de “Poesia no Mundo” marca hoje, pelas 21h00 na Biblioteca Municipal, o arranque das comemorações do 39º aniversário do 25 de abril. O programa...

Comemorações do 25 de Abril arrancam hoje em Oliveira do Hospital

 

… só termina a 27 de abril com o festival de tunas.

São várias as iniciativas que, a partir de hoje e até 27 de abril, vão decorrer em Oliveira do Hospital com o objetivo de assinalar os 39 anos passados desde a revolução ocorrida em 25 de abril de 1974.

O serão de “Poesia no Mundo” coordenado por Leen Vermeiren dá, hoje, o pontapé de saída na programação que reserva para amanhã à tarde a palestra/debate, organizada pela Escola Secundária de Oliveira do Hospital, subordinada ao tema “25 de Abril: Revolução ou Evolução?…” e que conta com a participaçaõ especial de Otelo Saraiva de Carvalho e Luís Reis Torgal. No sábado, 20 de abril, a partir das 10h00, a autarquia dá seguimento à iniciativa ambiental “Oliveira do Hospital trata bem do ambiente”com a ação de reflorestação no baldio de Rio de Mel, em São Gião.

A programação é retomada na véspera do feriado. No dia 24 de abril, músicos oliveirenses reúnem-se para o 3.º Concerto Cantar Abril, um tributo a vários autores de abril, que terá lugar às 21h30 na Casa da Cultura César Oliveira, ou, caso as condições climatéricas o permitam, no Largo Ribeiro do Amaral. O dia 25 de abril será preenchido com diversas atividades que começam com uma manhã desportiva, pelas 10h30, com a realização de três provas, a Corrida dos Cravos(7,5km), Mini-Cravos(3km), Cravinhos(1,3km) bem como o passeio pedestre“A Marcha dos Veteranos”. Destaque ainda para o 1.º Duatlo BTT dos Cravos e para Duatlo Jovem a contar para a competição regional de Benjamins e Iniciados.

Após o hastear da Bandeira e do Hino Nacional interpretado pela Banda Filarmónica de Ervedal da Beira, seguir-se-á, às 11h00, a sessão solene de comemoração do 25 de abril, no Salão Nobre dos Paços do Município. Destaque para o encerramento da Sessão Solene,com a interpretação do Hino Nacional e do tema “Gaivota”, pelos alunos do 1º CEB do Agrupamento Brás Garcia de Mascarenhas. A animação de rua estará assegurada pela Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospitale pelo Grupo de Bombos “Pedra e Racha”de Nogueira do Cravo que farão arruada nas ruas da cidade ao início e final da manhã, respetivamente.

Durante a tarde, destaque para o Encontro de Diários Gráficos “Cidade de Oliveira do Hospital”no Jardim Oliveira Mano e para a “Tarde da Juventude 25 de abril”direcionada para os mais novos. Na Casa da Cultura César Oliveira, às 15h00, será inaugurada a exposição coletiva “Memórias de Abril”, uma organização da Câmara Municipal em parceria com as Juntas de Freguesia de Lagos da Beira e Alvôco das Várzeas e que desafiou os oliveirenses a colaborar com o empréstimo de material diverso relacionado com esta importante data na história nacional. Aí estão igualmente patentes as exposições de pintura e de escultura de Luís Brito e Paulo Brites, respetivamente. Seguir-se-á a interpretação de“A Luta é Alegria”, original dos Homens da Luta”, pelos alunos do Centro Paroquial do Seixo da Beira.

Já em Lagares da Beira, às 16h00, será inaugurada a 1ª fase do Complexo Desportivo, com o jogo inaugural disputado entre os veteranos da Associação Desportiva Lagarense e a equipa da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, “CMOH –25 de Abril Sempre”. Inserido nas comemorações do 39.º aniversário do 25 de abril de 1974 será ainda exibido o filme português, “O Barão”,de Edgar Pêra, no dia 26 de Abril, às 21h30, na Casa da Cultura César de Oliveira.

No sábado, 27 de abril, a partir das 21h30, realiza-se o 3.º Festa.COH –Festival de Tunas Académicas, organizado pela Junta de Freguesia de Oliveira do Hospital e que terá lugar no Largo Ribeiro do Amaral.

LEIA TAMBÉM

CDU reclama transporte público até Ervedal da Beira e acusa Câmara de se esquecer de obras importantes

Os elementos da CDU representados na União das Freguesias de Ervedal da Beira e Vila Franca …

Tábua inaugurou posto de carregamento de veículos eléctricos

A Câmara Municipal de Tábua inaugurou hoje o Posto de Carregamento de Veículos Eléctricos. O …