Comerciantes de Oliveira do Hospital e Tábua desafiados a poupar luz

 

A iniciativa é da ADI com o objetivo de apoiar a sustentabilidade do comércio local.

Surge sob a forma de desdobrável e destina-se a proporcionar aos comerciantes importantes ferramentas para a poupança de energia e redução dos custos de funcionamento dos seus estabelecimentos.

Esta foi a forma encontrada pela Agência de Desenvolvimento Integrado (ADI) de Tábua e Oliveira do Hospital para sensibilizar os empresários para a eficiência energética e ao mesmo tempo transmitir conselhos úteis para poupança de energia e que abrangem áreas diferentes como a fatura energética, climatização, iluminação e equipamentos.

A par da distribuição do folheto informativo que vai decorrer até ao final de abril, a ADI procede também à entrega de dois inquéritos dirigidos aos comerciantes, um deles para recolha de dados com fins meramente estatísticos, e o outro que ajudará os lojistas a perceber se são comerciantes/empresários eficientes nas questões relacionadas com o uso da energia.

Ao mesmo tempo, a ADI divulga ainda a iniciativa “Juntos Pagamos Menos”, promovida pela DECO, dirigida aos consumidores particulares e que visa associar clientes para a realização dum leilão – as inscrições gratuitas decorrem até 30 de abil através de www.paguemenosluz.pt – para a contratualização de fornecimento de energia a preços mais baratos e convidativos.

“Esta é mais uma ação que demonstra a atenção que neste momento se deve ter para com o comércio local, parte importante da economia da região”, sublinha o presidente da ADI num comunicado onde coloca a presente ação no mesmo patamar de importância de outras iniciativas destinadas a capacitar os operadores como sejam a criação de eventos, ações de formação e campanhas de sensibilização e apelo à realização de compras no comércio local.

“Tudo conjugado pretende ajudar a dar sustentabilidade, a gerar negócio, a segurar empresas e postos de trabalho, mantendo vivos os centros urbanos de Oliveira do Hospital e Tábua”, sublinha José Francisco Rolo.

LEIA TAMBÉM

Incêndios causaram mais de 10 milhões de euros de prejuízos em Seia

Os prejuízos financeiros causados pelos incêndios dos dias 15, 16 e 17 de Outubro no …

idosos

Idoso desaparecido em Trancoso

Os Bombeiros e a GNR estão a procurar um homem de 90 anos que foi …