Home - Região - Local - Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios vai à feira mensal alertar para o perigo de práticas negligentes

Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios vai à feira mensal alertar para o perigo de práticas negligentes

 

Em jeito de sensibilização, a ação pretende alertar os oliveirenses para os perigos decorrentes de práticas negligentes e que, em 2012, já foram responsáveis pela maioria das ocorrências verificadas.

Entre janeiro e março de 2012, o concelho de Oliveira do Hospital já registou 63 ocorrências de incêndios florestais, responsáveis por 27 hectares de área ardida.

Números que assumem contornos mais graves quando comparados com os registados em 2011 e que à mesma data davam conta de 11 incêndios e 2,34 hectares de floresta devastada.

Uma realidade que chega até a ser mais preocupante do que aquela que foi registada no ano 2005, até agora o pior do século XXI, e em que se registaram 22 ocorrências e um total de 11,48 hectares de área ardida.

Os dados apurados pelo Gabinete de Coordenação e Ação Local – Proteção Civil e Defesa da Floresta não passam indiferentes aos responsáveis locais que, desde 1980, não assistem a tamanho flagelo no concelho oliveirense.

Uma situação que tem uma relação direta com a atipicidade das condições climatéricas, associada a atitudes negligentes no uso do fogo por parte da população local.

Com o objetivo de inverter um cenário que no primeiro trimestre do ano, mais se assemelha ao período crítico de incêndios florestais, o município oliveirense fez coincidir a reunião da Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios com a realização da feira mensal que tem lugar na próxima segunda feira, 9 de abril.

Na reunião vai ser feito um balanço das ocorrências de incêndios, uma análise às medidas preventivas a adotar e a apresentação do Plano Operacional Municipal 2012.

A ação possibilita a participação dos oliveirenses e será ainda complementada com a distribuição de informação por parte das diversas entidades intervenientes como o serviço municipal de proteção civil, bombeiros, GNR, sapadores florestais, exército e associações florestais.

LEIA TAMBÉM

CNE adverte Câmara Municipal de Tábua para que tenha em conta a lei dos deveres de publicitação de informações

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) recomendou ao presidente da Câmara Municipal de Tábua que …

Acidente na unidade da Sonae em Oliveira do Hospital amputou braço a um funcionário

Um acidente de trabalho na unidade industrial da Sonae, em S. Paio de Gramaços, provocou …