Competências para o Desenvolvimento pretendem “agitar o concelho”

 

Jorge Figueira, da Divisão de Inovação e Transferências do Saber da Universidade de Coimbra, foi o primeiro especialista a deixar o seu contributo no âmbito da segunda fase da iniciativa “Competências para o Desenvolvimento”, organizada pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.

A substituir Helena Freitas, Vice-reitora da Universidade de Coimbra, na sessão “A Economia do Conhecimento: a Importância das Universidades” e que assinalou o Dia do Conhecimento, Jorge Figueira destacou a importância da ligação entre o tecido empresarial e a investigação universitária.

Paralelamente, o especialista que destacou a importância das atitudes, transmitiu a necessidade de mudança de paradigma para que as empresas apostem numa inovação aberta.

Na sessão que marcou o arranque de cinco dias temáticos que se prolongam até 16 de abril, o vice-presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital explicou que a iniciativa que já arrancou a 4 de abril, com a realização da I Feira de Emprego, Formação e Empreendedorismo pretende “agitar o concelho e a região da Beira Serra”.

Como ponto de partida, José Francisco Rolo identificou o facto de em Oliveira do Hospital existir um “tecido empresarial muito enraizado”, uma população jovem que “precisa de oportunidades para transformar as suas ideias de negócio em oportunidades” e, de o concelho estar a dar “sinais positivos de inversão do desemprego”.

Com a organização dos dias temáticos, a autarquia pretende trazer especialistas a Oliveira do Hospital que “partilhem alguns caminhos e formas de desenhar um projeto de desenvolvimento para Oliveira do Hospital”.

Ciência e Inovação são os temas que servem de base aos dois dias que se seguem, sendo que os dias 14 e 15 de abril estão reservados à realização do workshop “iniciação ao Empreendedorismo e à criação do próprio emprego”, que vai decorrer nas instalações da ESTGOH.

Dedicado a Oliveira do Hospital, o dia 16 de abril vai ficar marcado pelo lançamento do concurso “Empreender +” e realização da sessão de brainstorming, que vai contar com a participação de Dulce Pássaro, Paulo Campos e José Reis.

LEIA TAMBÉM

CDU reclama transporte público até Ervedal da Beira e acusa Câmara de se esquecer de obras importantes

Os elementos da CDU representados na União das Freguesias de Ervedal da Beira e Vila Franca …

Tábua inaugurou posto de carregamento de veículos eléctricos

A Câmara Municipal de Tábua inaugurou hoje o Posto de Carregamento de Veículos Eléctricos. O …