“Competências para o Desenvolvimento” promove Feira de Emprego e traz governantes a Oliveira do Hospital

 

Oliveira do Hospital vai ser palco da I Feira de Emprego, Formação e Empreendedorismo. Integrada na vasta iniciativa “Competências para o Desenvolvimento”, a ação surge como uma nova medida do município de Oliveira do Hospital destinada a combater o desemprego existente no concelho.

“O desemprego é uma das grandes preocupações do concelho”, afirmou segunda-feira, o vice-presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo destacando a importância de dotar os estudantes e a população em idade activa de “competências para o seu desenvolvimento pessoal e social”.

Com realização no Largo Ribeiro do Amaral, nos dias 4 e 5 de abril, a I Feira de Emprego, Formação e Empreendedorismo tem assegurada a participação de 20 entidades.

De acordo com José Francisco Rolo, a iniciativa surge na sequência das jornadas da empregabilidade, realizadas em 201,0 e que serviram para que fosse traçado um diagnóstico do estado do desemprego em Oliveira do Hospital.

“Fizemos o possível, procurámos aliados, investidores e apoios junto dos organismos próprios para ultrapassarmos o desemprego”, observou o vice-presidente da autarquia, lamentando que de 2010 para 2011 o desemprego tenha aumentado.

De entre as medidas postas em prática com o objetivo de inverter o cenário de desemprego, José Francisco Rolo destacou também a parceria estabelecida com o Instituto Pedro Nunes e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH) que vai disponibilizar um curso de formação ligado ao empreendedorismo.

Com duração até 16 de abril, as “Competências para o Desenvolvimento” vão ser ainda responsáveis pela vinda de “massa crítica” a Oliveira do Hospital. De acordo com José Francisco Rolo, tal situação vai acontecer por ocasião do “Brainstorming OHP”, agendado para o último dia e que, para além de contar com a participação de vários filhos da terra que desenvolvem atividades profissionais além concelho, vai contar com a presença dos ainda governantes Dulce Pássaro e Paulo Campos. Destaque também para a participação do investigador e professor catedrático da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

“Queremos fazer com eles um grande debate e que eles apresentem um conjunto de projetos que possa ser desenvolvido em Oliveira do Hospital”, explicou José Francisco Rolo anunciando ainda o relançamento do concurso de ideias “Empreender +” como “estímulo à criação de emprego.

Das “Competências para o Desenvolvimento” faz ainda parte a realização da VI Feira do Livro que vai decorrer no Largo Ribeiro do Amaral de 6 a 10 de Abril. Para além da habitual venda de livros e animação cultural, a iniciativa vai ter em destaque as obras de autores do concelho. Na ocasião, será ainda lançado o livro do pré-escolar “Sou Como Somos”. Ao contrário do que aconteceu em anos anteriores, a realização da Feira do Livro foi antecipada para abril, mês que é dedicado ao livro.

LEIA TAMBÉM

Mistério do consumo de mais de 1300 litros de água por dia em casa desabitada em Andorinha continua e proprietários ainda não sabem se vão ter ou não de pagar

Câmara Municipal de Oliveira do Hospital facturou menos 40 mil euros de água para não onerar vítimas dos incêndios

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital facturou no último mês de Outubro menos 38.133 …

Voluntários da Ordem de Malta visitam vítimas dos incêndios em Oliveira do Hospital e ouvem críticas à actuação das autoridades e autarquia

Logo à entrada da Quinta da Porfía, Seixo da Beira, Oliveira do Hospital, os sinais …